Cinema
O que significa Deus? – A Redenção
“A longa-metragem evidencia a forma como o pároco, enquanto símbolo e representante de um poder maior, pode influenciar positiva ou negativamente as ações do seu rebanho”.

Título: A Redenção
Realização: Jan Komasa
Ano: 2019
Classificação IMDB: 7.7
Com uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, Corpus Christi segue o percurso de Daniel (Bartosz Bielenia), um jovem delinquente que encontra a fé durante a sua estadia num centro de detenção. Daniel aspira ser padre, apesar do seu passado ilegal não o permitir.
Depois de ser confundido acidental/propositadamente com um membro do clero, o protagonista toma a lugar do padre de uma paróquia numa pequena vila. Esta aldeia está de luto, assombrada pela tragédia recente de um acidente rodoviário, que vitimou vários jovens locais.
Despida de adereços e com um humor peculiar, esta história simples explora temas muito mais profundos do que aparenta à primeira vista. A natureza humana, a relação entre a religião e a comunidade, entre a igreja e o indivíduo… O filme é percorrido por críticas à atuação tanto dos sacerdotes como da comunidade que servem, seja pela inação ou pela corrupção.
A longa-metragem evidencia a forma como o pároco, enquanto símbolo e representante de um poder maior, pode influenciar positiva ou negativamente as ações do seu rebanho. Daniel, apesar de controverso, traz uma visão diferente e mais atual da missão de ser padre.
Nos tempos em que vivemos, o que pode a religião trazer para as nossas vidas? Pode a igreja sobreviver apenas de tradições e ritos perpetuados de geração em geração? O que significa espiritualidade, penitência e Deus? Corpus Christi coloca-nos as questões mas não nos dá as respostas. Deixa-nos pistas, para que cada um possa chegar à sua conclusão pessoal.
Veja aqui o trailer:
