Ligue-se a nós

Cinema

O Woodstock negro – Summer of Soul

“É uma celebração sem um momento de tédio. Um filme para ver de pé, dançar e bater palmas ao ritmo das atuações”.

Publicado

em

Foto: Summer of Soul / DR

Título: Summer of Soul
Realizador: Questlove
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 9/10 brisas do lis


Summer of Soul (…Ou, Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada) é um documentário sobre o Harlem Cultural Festival (Festival Cultural do Harlem) de 1969, que celebrou a música, a cultura e a moda afro-americana e promoveu a união e o orgulho negro.

O festival, que se prolongou por seis semanas, contou com a participação de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly & the Family Stone, Gladys Knight & the Pips, Mahalia Jackson, B. B. King, The 5th Dimension e muitos outros.

Realizada por Questlove, a produção reúne filmagens inéditas do festival sobre as quais não tinha havido interesse até agora, apesar da inquestionável relevância do evento, apelidado de “Woodstock negro”. Intercalando estas imagens com depoimentos dos participantes, o documentário consegue canalizar o poder da música e a energia dos artistas e do público, provocando uma reação emocional e física no espetador. É uma celebração sem um momento de tédio. Um filme para ver de pé, dançar e bater palmas ao ritmo das atuações.

A expetativa era de que tudo iria mudar naquele verão. Quando a música acabou, as luzes e as câmaras foram desligadas e o palco desmontado, a realidade regressou e a sua lenta caminhada em direção à mudança e à justiça voltou ao ponto de partida. Ficou a experiência inesquecível de quem lá esteve e pôde acompanhar ao vivo e a cores um momento único e marcante da história.

Summer of Soul pode ser visto em plataformas de streaming, como Hulu e Disney+. O documentário contabiliza 54 nomeações nos mais variados festivais de cinema, entre eles os Óscares (Melhor Documentário) e os BAFTA (Melhor Documentário e Melhor Edição).

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES