Sociedade
Óbidos é o concelho da região Oeste que mais recicla
A Nazaré foi o concelho com maior crescimento em termos de reciclagem.

Óbidos é o município da região Oeste que mais resíduos recicla, tendo cada habitante enviado para triagem 91 quilogramas de detritos em 2019, ultrapassando a média de 55 quilogramas por pessoa registada nos 19 concelhos servidos pela Valorsul.
A região do Oeste “regista os maiores crescimentos” no que respeita à reciclagem na área coberta pelo sistema da Valorsul, que inclui concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), de acordo com os dados de 2019 facultados à agência Lusa.
Óbidos (Leiria) lidera a tabela dos concelhos que mais reciclam (91 quilogramas por habitante), situando-se acima da média dos concelhos abrangidos pelo sistema, onde, em média, cada habitante separou e enviou para os centros de triagem “55 quilogramas de materiais” posteriormente reencaminhados para indústrias recicladoras.
Peniche (Leiria), com 71 quilogramas por habitante, e Lourinhã (Lisboa), com 67 quilogramas, são os dois outros concelhos acima da média no que toca à separação de resíduos.
Entre os concelhos com maior crescimento em termos de reciclagem, a empresa destaca ainda Nazaré (55 quilogramas por pessoa), Caldas das Rainha e Torres Vedras (52).
