Sociedade
Obras na Villa Portela vão começar na próxima semana
A proposta para a transformação do espaço foi aprovada pela autarquia leiriense há dois anos.

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
As obras no edifício Villa Portela, em Leiria, vão começar na próxima terça-feira, dia 26 de abril, reconvertendo o espaço num Centro de Artes, anunciou hoje a autarquia de Leiria.
A empreitada compreende a reabilitação, requalificação, restauro e conservação da Villa Portela.
Com um prazo de execução estimado em 540 dias e um investimento de 2.869.765,95 euros, os trabalhos visam adaptar e transformar os espaços exteriores e todo o edificado num equipamento público cultural, com uma área de implantação dos edifícios de cerca de dois mil metros quadrados e uma zona verde/jardim com 17 mil metros quadrados, faz saber a autarquia leiriense.
No edifício principal, destaca-se a existência de áreas expositivas, áreas técnicas,
biblioteca/sala de leitura e uma cafetaria aberta para o jardim, estando previstas, para os restantes edifícios, zonas de produção, oficinas e salas polivalentes adaptáveis a novas necessidades e novos programas.
Os jardins serão tratados e recuperados na sua totalidade, com a criação de espaço para eventos, um auditório ao ar livre e uma zona para crianças.
Recorde-se que a proposta para a transformação do espaço foi aprovada pela autarquia leiriense há dois anos.
A Villa Portela, adquirida pelo Município em 2017 e classificada como Monumento de
Interesse Municipal, foi uma grande propriedade urbana com áreas de cultivo, incluindo casa de habitação, diversos cómodos de apoio e uma vasta área ajardinada.
No dia 24 de março de 2017, o Município de Leiria adquiriu com a contrapartida de uma renda vitalícia o prédio urbano denominado por Villa Portela, aos antigos proprietários, Ricardo Manuel Monteiro Charters de Azevedo e a sua esposa Helena Ferreira Gameiro Charters de Azevedo.
A Villa Portela foi mandada construir por Roberto Charters Henriques d’Azevedo, em 1894, numa arquitetura de inspiração suíça.
