Ligue-se a nós

Sociedade

Orçamento Participativo de Leiria elegeu seis propostas

A beneficiação do Jardim-de-Infância de Santa Eufémia foi a proposta mais votada na categoria “Material”, com 771 votos e um orçamento de quase 210 mil euros.

Publicado

em

Por

Av. Heróis de Angola, Leiria
Foto: Av. Heróis de Angola, Leiria / NL


Com um total de 2354 votos (mais 1184 do que no ano passado), seis propostas vão ser executadas no âmbito do Orçamento Participativo de Leiria, representando o investimento global de 373.205,18 euros, adiantou a Câmara de Leiria em comunicado.

Para Catarina Louro, vereadora com o pelouro da Participação Cidadã, “estamos muito satisfeitos com a participação de todos os munícipes que se envolveram nesta edição do Orçamento Participativo, votando nas propostas que mais apreciaram”, e acrescenta que “este é um processo que tem vindo a ser continuamente melhorado e também por isso o número de propostas apresentadas e de votos tem crescido de edição para edição”.

Quanto aos resultados da votação, na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta 26 –
Formações intensivas de psicologia positiva aplicada ao contexto escolar, no valor estimado de 103.320 euros, recebeu 95 votos, tendo a ideia 12 – Estacionamento para bicicletas na Avenida Heróis de Angola, com um orçamento previsto de 15.000 euros, ficado em segundo lugar com 12 votos.

Já na tipologia “Jovem”, estavam a concurso três propostas: a 21 – Pequenos Grandes Embaixadores (10.885,50 euros), a 32 – Bajouca: Meio Século a Construir o Futuro (10.000 euros) e a 10 – Intervenção artística na passagem artística da Via Polia (25.000 euros), que arrecadaram 60, 39 e 21 votos respetivamente.

Os valores máximos totais atribuídos a cada uma destas tipologias (417.999,35 e 208.999,68 euros) não foram alcançados pelos montantes previstos das propostas, pelo que todas serão incluídas no orçamento da Câmara Municipal do próximo ano.

No sentido contrário, a tipologia “Material” contou com dez propostas a votação, mas apenas a proposta 29 – Beneficiação do Jardim de Infância de Santa Eufémia será executada, por ter sido a mais votada e por esgotar o “plafond” destinado a esta tipologia (208.999,68 euros).

O Orçamento Participativo, segundo a autarquia de Leiria, tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES