Ligue-se a nós

Sociedade

PAN acusa PS de querer levar avante exploração de gás no país

André Silva diz que “não faz sentido” que os principais partidos do sistema democrático “continuem com a lengalenga” de que se tem de conhecer os recursos geológicos do país.

Publicado

em

Por

André Silva, porta-voz do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), esteve esta terça-feira na Bajouca, em Leiria, onde há um contrato de prospeção e exploração de gás natural, acusando o PS de querer levar avante os projetos ainda não abandonados.

O deputado recordou que o Governo socialista adiou para depois das eleições o debate sobre os contratos de exploração e prospeção de hidrocarbonetos denominados ‘Pombal’ (onde está previsto um furo na Bajouca) e ‘Batalha’, no distrito de Leiria, e novas concessões que possam surgir, acusando o Governo de “não querer debater este problema polémico” nesta altura.

“A interpretação que fazemos em relação ao PS e outros partidos é que vão querer fazer esta exploração de recursos fósseis que estão completamente obsoletos e o movimento mundial, europeu e nacional tem que ser outro”, vincou o dirigente do PAN.

Para André Silva, “não faz sentido” que os principais partidos do sistema democrático “continuem com a lengalenga” de que se tem de conhecer os recursos geológicos do país, considerando que essa é uma forma de deixar aberta a possibilidade de exploração de hidrocarbonetos.

Na zona para onde está programado o furo, André Silva foi recebido por cerca de duas dezenas de habitantes da Bajouca, que envergavam cartazes onde se podia ler “Não aos fósseis”, “Gás não”, “Não ao furo! Sim ao futuro!”.

O porta-voz do PAN disse que o partido, desde que entrou no parlamento, há quatro anos, que luta “pelo fim das concessões de prospeção de hidrocarbonetos” no país.

No local, Fátima Fernandes, da Associação Bajouquense para o Desenvolvimento, salientou que a população está preocupada com a possibilidade de haver extração de gás junto às casas e às várias ribeiras que atravessam a freguesia.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES