Autárquicas 2021
PAN também quer governar Câmara de Leiria e apresenta empresário Pedro Machado
Em matéria de proteção animal, o PAN quer criar o Provedor do Animal e um Plano de Proteção, Saúde e Bem-estar Animal.

O PAN – Pessoas-Animais-Natureza anunciou esta quinta-feira a candidatura de Pedro Machado à Câmara de Leiria, nas próximas eleições autárquicas, subindo para nove os candidatos à autarquia.
Como candidata à Assembleia Municipal de Leiria o partido avança com Liliana Vieira, de 35 anos e Técnica Superior de Análises Clínicas.
“Com esta candidatura, o PAN pretende dar continuidade e aprofundar o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos na Assembleia Municipal de Leiria, dando voz e trazendo cada vez mais as causas PAN para o concelho: sociais, de preservação ambiental e de protecção e bem-estar animal”, refere o partido numa nota enviada às redações.
Para o partido, “o Concelho de Leiria continua a estar sujeito aos grandes impactos ambientais causados sobretudo pela quantidade exagerada de explorações de suinicultura, com elevados níveis de poluição e contaminação das águas e dos solos”.
Assim, o PAN Leiria sugere a “criação da figura do Protector de Meios Hídricos; a recuperação de lagos, ribeiras e riachos, com aplicação de mecanismos que limitem as descargas ilegais; e o aumento da fiscalização e informação, inclusive a munícipes, do número de explorações pecuárias intensivas e da sua “produção” anual”.
O PAN defende também maior apoio aos negócios sustentáveis, de agricultura biológica e de culturas com baixa utilização de recursos hídricos.
No setor florestal, o partido defende “que os proprietários tenham incentivos para que se possam organizar em modelos cooperativos de gestão florestal, que haja uma aposta nas espécies autóctones e nas policulturas, tornando a floresta mais resistente a fogos”.
No âmbito da educação, para o PAN é necessário e urgente a revisão das políticas educativas municipais, defendendo a transferência de competências e aposta em num “projecto de eco-escola, com uma simultânea redução das matérias curriculares e uma aposta nas AEC’s – como arte, cultura, desporto escolar, entre outras – que correspondam às necessidades de cada estudante, com o projecto “mochila leve”.
Em matéria de proteção animal, “o PAN quer garantir o reforço dos direitos dos animais da cidade, através da criação de mecanismos – como o Provedor do Animal, de um Plano de Protecção, Saúde e Bem-estar Animal e da implementação eficaz do Regulamento Municipal – que efectivamente contribuam para uma maior dignificação de todos os animais”, refere o partido no comunicado de imprensa.
Na resposta à atual crise sanitária, Pedro Machado afirma que “podemos tirar várias lições, sendo que uma delas se prende com a necessidade de uma aposta cada vez maior na prevenção da doença, com incentivos municipais a estilos de vida mais adequados e em que toda a população se reveja”.
São também candidatos à Câmara de Leiria nas eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro Álvaro Madureira (PSD), Gonçalo Lopes (PS), Luís Paulo Fernandes (Chega), Fábio Seguro Joaquim (CDS-PP), Sérgio Silva (CDU), Luís Miguel Silva (BE), Marcos Ramos (Iniciativa Liberal) e Filipe Honório (Livre).
