Ligue-se a nós

Cinema

Para onde vais? – Quo vadis, Aida?

“Baseado em factos verídicos, Quo vadis, Aida? é tragicamente belo”.

Publicado

em

Quo Vadis, Aida?
Foto: Filme Quo Vadis, Aida? / Facebook Quo Vadis, Aida?

Quo vadis, Aida?
Título: Para onde vais?
Realizador: Jasmila Zbanic
Ano: 2020
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis

 

Aida Selmanagic (Jasna Djuricic) é tradutora das Nações Unidas, numa pequena cidade da Bósnia. Estamos em 1995 quando o exército sérvio invade a cidade, forçando milhares de civis a procurar abrigo na base das Nações Unidas. Aida tem de traduzir e transmitir as informações dos soldados das Nações Unidas à população em pânico, pondo de lado os seus sentimentos e opiniões pessoais. Atenta ao agravar da situação, a sua prioridade é salvar o marido e os dois filhos que se encontram no exterior da base. Quando o exército sérvio se aproxima e inicia o transporte forçado dos cidadãos, Aida luta desesperadamente para manter a família junto de si, receando um destino negro para os que seguem nos autocarros e camiões militares.

Nomeado para Melhor Filme pelo Festival de Veneza, Melhor Filme em Língua Não Inglesa pelos BAFTA e Melhor Filme Internacional pelos Óscares é uma das longas-metragens europeias mais excecionais e autênticas do ano, incidindo numa temática raramente explorada e pouco conhecida do público, exceto em linhas vagas de um acontecimento longínquo no tempo e no espaço, quase esquecido pela maior parte da Europa e do Mundo.

Aida é o motor da história. A sua força, determinação e coragem são imparáveis e arrebatadoras, durante e após o acontecimento central do filme.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES