Ligue-se a nós

Cultura

Património musical da Marinha Grande registado em disco considerado “histórico”

As letras falam da história da Marinha Grande num “trabalho importantíssimo, porque é a música da região da Marinha Grande e que as pessoas mais antigas conheciam. Agora há um registo e um documento que fica para sempre”, diz Tiago Ferreira.

Publicado

em

Casa da Cultura Teatro Stephens
Foto: Facebook Câmara Municipal Marinha Grande

O património musical da Marinha Grande está registado pela primeira vez num disco que é lançado no domingo e que é considerado pela presidente da autarquia “um momento histórico”.

Intitulado “Palco de memórias”, o trabalho recupera a música do espetáculo de teatro homónimo, apresentado em 2014 no Teatro Stephens, retratando a história da Marinha Grande.

A partir desse texto e encenação, ambos da autoria de Norberto Barroca, foi criado um CD e também um livro “para que a memória de Guilherme Stephens e a história da Marinha Grande não sejam esquecidas”, avança a presidente da autarquia, Cidália Ferreira, que fala de “um momento histórico para o concelho”.

O músico gravou e transcreveu as músicas que o encenador Norberto Barroca tinha na memória – e que cantou para este trabalho. O antigo ator, hoje com 82 anos, frequentou desde muito novo as revistas que eram apresentadas no Teatro Stephens. “Ele acompanhava uma tia a esses espetáculos. Muitas das músicas apresentadas são recuperadas e são dessas revistas dos anos 40/50”, explica a autarca.

Musicalmente, o disco é composto por marchas, fados e até uma rumba e uma valsa, que descrevem, além da história, as personagens e práticas laborais da população da Marinha Grande.

O lançamento do disco e livro “Palco de Memórias” é um dos momentos do encerramento das comemorações dos 250 anos da chegada dos Stephens à Marinha Grande e do 21.º Aniversário do Museu do Vidro, que acontecem no domingo, a partir das 15:00.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES