Ligue-se a nós

Sociedade

PCP alerta para derrapagem na conclusão da modernização da Linha do Oeste

Para o PCP, “apesar da propaganda, é cada vez mais evidente que a modernização em curso da Linha do Oeste até às Caldas da Rainha não estará pronta antes de dezembro de 2023”.

Publicado

em

Por

Comboio Linha
Foto: Comboio / Pixabay

A Direcção da Organização Regional de Leiria (Dorlei) do PCP acusou esta quarta-feira o Governo de propaganda no investimento na Linha do Oeste e alertou para a derrapagem no prazo previsto para a sua conclusão.

As Direções Regionais de Lisboa e de Leiria do PCP tomaram uma posição conjunta face a novos atrasos na eletrificação da linha do Oeste que contrastam com a crescente propaganda do Governo PS em torno da ferrovia, anuncia o partido em comunicado.

“Apesar da propaganda, é cada vez mais evidente que a modernização em curso da Linha do Oeste até às Caldas da Rainha, que deveria ter estado concluída em 2020, não estará pronta antes de Dezembro de 2023”, refere o PCP.

Segundo o partido, “as sucessivas derrapagens nos prazos colocam neste momento em risco o acesso a fundos comunitários (que garantem 39% deste investimento) para a sua construção. Uma derrapagem no calendário que pode ser ainda maior porque, segundo a IP, a parte das telecomunicações, sinalização electrónica e controlo de velocidade será alvo de um outro concurso público que nem sequer foi ainda lançado.”

O PCP considera então urgente a “eletrificação e modernização da Linha do Oeste em toda a sua extensão, a interligação deste eixo ferroviário com a Linha do Norte e com eixos de transporte rodoviário existentes ou a criar”, assim como “estudar, planear e concretizar a futura ligação da Linha do Oeste à Linha de Cintura por Loures”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES