Ligue-se a nós

Sociedade

“Pedi a desfiliação. Até hoje nem uma resposta” – Sérgio Guerreiro, ex-vice presidente Aliança Leiria

“Tudo tem o seu tempo e a imagem de Santana Lopes está gasta. Mas ele anda por aí. É só preciso saber se as pessoas quererão que ele ande por aí”, diz Sérgio Guerreiro.

Publicado

em

Por

Sérgio Guerreiro
Foto: Sérgio Guerreiro, ex-vice presidente Aliança Leiria

Sérgio Guerreiro foi eleito há cerca de um ano para vice-presidente da distrital de Leiria do partido Aliança, quase um ano depois pediu a desfiliação.

Em entrevista ao Notícias de Leiria explica que “No dia que abandonei o cargo pedi a minha desfiliação. Até hoje nem uma resposta mas também não preciso dela para nada”.

Natural do concelho de Porto de Mós, aponta erros internos ao partido e critica o ex-líder Pedro Santana Lopes.

 

Notícias de Leiria: Porque é que decidiu ser vice presidente da distrital de Leiria do Partido Aliança? Que ideias e pessoas o motivaram?

Sérgio Guerreiro: A decisão veio no seguimento da constituição de uma equipa jovem e dinâmica que, na minha expectativa, queria implementar uma abordagem nova na política. Descentralizar reuniões e ouvir as várias pessoas dos mais diversos quadrantes sociais estudando os seus problemas na tentativa de contribuir para soluções. Principalmente ouvir. Na realidade existia vontade e força.

 

Notícias de Leiria: Porque decidiu deixar o cargo? Os motivos prendem-se com a equipa, ideias, organização interna da distrital ou nacional?

Sérgio Guerreiro: Abandonar um cargo não é tarefa fácil, para mais quando se gosta de política pretendendo mudar o panorama no quadro político.

Este trabalho não se faz um dia para o outro. É necessário ter uma estrutura que veja por parte da hierarquia também algum dinamismo. De facto, e após a realização do segundo congresso realizado em Torres Vedras onde por razões pessoais não estive mas que assisti via RTVON, aguardei por um outro caminho mas também logo aí (no congresso em Torres Vedras) em que o atual presidente Paulo Bento nunca assumiu querer ser líder apresentando apenas um documento para debater ideias.

Não assumindo de início ao que se vem com o resultado final que todos sabemos, atrevo-me a dizer, que as jogadas de bastidores na política já não são deste tempo. As pessoas estão mais que fartas de assistir a estas coisas estranhas e a política vai perdendo credibilidade .

Fui aguardando e dando tempo para que a casa fosse arrumada. Tentei sempre sem sucesso, discutir com a liderança que fosse tomada e discutida uma posição sobre o Orçamento de Estado contribuído com um caminho e propostas diferente. Não deixa de ser estranho eu ser ouvido por várias forças políticas sobre este tema, onde tenho por várias vezes escrito sobre ele, e o partido a que pertenço, dizer ‘sim senhor é bonito e tal e coiso mas deixa lá’.

De referir que um Partido Político que não se pronuncia sobre um dos documentos mais importante do País como é o Orçamento de Estado que inevitavelmente influência a vida das pessoas e das empresas, é a mais cabal prova da ausência de massa crítica no Partido. As pessoas têm que conhecer e saber aquilo que se pensa sem medos e sem dogmas. Aparecer nas fotografias com A e B na apresentação de cumprimentos, não diz nada a ninguém a não ser a quem quer aparecer. E as propostas? Estão onde?

Creio que ninguém neste momento dentro do Aliança olhou (ou sabe olhar) para um documento desta importância como é o Orçamento de Estado. É óbvio que a minha saída tem tudo a ver com a liderança nacional e nunca com a equipa da distrital com quem mantenho uma excelente relação deste o início da sua constituição.

E saí a tempo. Com a posição tomada pelo partido relativamente às Presidênciais, que foi, espante-se, não dizer nada não apoiando candidato nenhum, se não tivesse saído em novembro sairía agora.

Não tomar posição nesta matéria é dizer que para o Aliança, assumidamente um Partido de Direita, então tanto faz ganhar Marisa Matias como André Ventura. E sobre este último não me espantará que possa existir uma proximidade política. Ainda veremos alguns daqueles que criticaram a saída de muitos militantes para o Chega, irem agora abanar bandeiras por Ventura. A vida dá cada volta que valha-me Deus.

 

Notícias de Leiria: Como vê o trabalho da Comissão Política Distrital de Leiria da Aliança, liderada por Sónia Conceição?

Sérgio Guerreiro: Estando ausente dos trabalhos da Comissão Política Distrital seria injusto tecer considerandos sobre como tem sido conduzida a atividade do Partido no distrito de Leiria. Mas posso garantir que a presidente Sónia Carreira da Conceicão, e minha colega de quem guardo grandes e boas recordações assim como António Patrício, presidente da Mesa da Assembleia, saberão o que estão a fazer. Se não fizerem mais é porque alguém não os deixa fazer. Se estão contentes ou não com esta direção política nacional é uma questão que só eles poderão responder. O que sinto, mera opinião, é um descontentamento generalizado e assustador de muitas das distritais.

 

Notícias de Leiria: Como viu a saída de Pedro Santana Lopes da liderança do partido? E que características vê no presidente do Aliança Paulo Bento para unir e aumentar a força do partido?

Sérgio Guerreiro: A saída de Santana Lopes peca por tardia. A questão do Partido Aliança e do projeto falhado, foi em grande parte por culpa do próprio. A sua notoriedade atraiu muita gente e uma adoração exacerbada a um líder. Vi, ou notei que ele próprio gosta de ser “adorado”, mas as pessoas tem uma necessidade inexplicável de se juntarem aos “famosos da nossa praça” que de fama têm pouco. Comecei a ver que era muita bajulação junta, coisa que sempre abominei e que nunca entendi.

Não sei ainda hoje se as pessoas que aderiram a este projeto o fizeram por convicções políticas e pelo programa e princípio apresentados se pela pessoa de Santana Lopes que anda sempre por aí. Confesso a minha grande e enorme desilusão ao homem que não gostei mesmo nada de conhecer e os princípios escritos de pouco valem se não forem postos em prática.

O seu instinto político apurado, como escrevia João Marques Almeida num artigo de opinião a 9 de dezembro, já não é o que foi. Tudo tem o seu tempo e a imagem de Santana Lopes está gasta. Mas ele anda por aí. É só preciso saber se as pessoas quererão que ele ande por aí. Creio que não.

Relativamente às características de líder de Paulo Bento não vou simplesmente comentar. O futuro mostrará essas características se ele as tiver da mesma que irá mostrar o seu contrário.

 

Notícias de Leiria: Mantém-se como militante do partido? Exerce algum cargo no partido atualmente?

Sérgio Guerreiro: No dia que abandonei o cargo pedi a minha desfiliação. Até hoje nem uma resposta mas também não preciso dela para nada. Informei por escrito e falei com o presidente. Por agora, não exerço cargo político algum, apesar de ter recebido três convites. Mas estou em ponderação. Estejam descansados que não vou abanar bandeiras a André Ventura. Mas confesso, gostaria de ver o Partido Aliança com gente capaz de discutir os problemas da nação com a apresentação de soluções e de ideias. Até agora não vi nada de concreto e o contributo que diz dar foi totalmente recusado. Quando não estás bem, mudas-te. Mas se se renovar os quadros dirigentes de agora poderei voltar.

Salmão com salada
Bem Estarhá 10 horas

Grupo de voluntários leva refeições ao hospital de Leiria

Câmara Municipal de Leiria
Sociedadehá 12 horas

Leiria: 56 militantes e simpatizantes do PSD pedem ajuda a Rui Rio para escolha de candidato à Câmara

Assembleia Municipal Batalha
Sociedadehá 15 horas

Batalha aprova moção que exige inclusão de investimentos estratégicos no Plano de Recuperação e Resiliência

Uma vacina contar a Desinformação - Nuno Teixeira
Opiniãohá 15 horas

Uma vacina contra a desinformação

Ballet
Culturahá 17 horas

PSD questiona “injustiças” no concurso adicional para o Ensino Artístico

Ambulância
Sociedadehá 18 horas

Linha do Norte já reabriu no sentido norte-sul após atropelamento mortal em Pombal

Rua do Lapedo
Sociedadehá 1 dia

Abatimento de muro fecha rua no Lapedo ao trânsito

Ginásio OP 2019 Porto de Mós
Sociedadehá 1 dia

Orçamento Participativo de Porto de Mós alargado a jovens de 16 anos

Foto: Reprodução "A Abóbada"
Culturahá 1 dia

RTP1 exibe filme “A Abóbada”, rodado no Mosteiro da Batalha, esta sexta-feira

Vidro
Sociedadehá 1 dia

Arte de fazer vidro na Marinha Grande é exemplo de turismo industrial

Vacinação
Sociedadehá 2 dias

Mais de 250 idosos já foram vacinados em Pedrógão Grande

Lâmpada LED
Sociedadehá 2 dias

Ansião vai substituir até final de 2022 toda a iluminação pública por lâmpadas LED

Prisão Arame farpado
Sociedadehá 2 dias

Preventiva para dois detidos em operação contra tráfico de droga na região de Leiria

Manifestação 1º de Maio, Leiria
Sociedadehá 2 dias

Jornada de Luta da CGTP desfila em Leiria esta quinta-feira

Telefone Telemóvel
Sociedadehá 2 dias

Qualidade da Internet móvel na região Centro é pior nas áreas rurais – estudo

Design Challenge ROCA
Bem Estarhá 3 dias

Roca: One Day Design Challenge está de volta com prémios no valor de 4.500 euros

Podcast
Agendahá 3 dias

“Distância:Mente Jovem”, o podcast para perceber o que se passa na mente de um jovem em tempo de pandemia

teatro cortina
Culturahá 3 dias

Companhia de teatro Leirena lança bolsa de apoio a artistas para “dar o exemplo”

Obras Sinal
Sociedadehá 3 dias

Requalificação de 26 ruas em Leiria, Pousos, Barreira e Cortes começa esta quinta-feira

Censos 2021 Emprego
Sociedadehá 3 dias

Associação Nacional de Freguesias de Leiria alerta para riscos dos Censos 2021

Criança mão
Sociedadehá 11 meses

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 1 ano

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 1 ano

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Buscas S. Pedro Moel
Sociedadehá 1 ano

Encontrado corpo de pescador desaparecido em São Pedro de Moel

Gelo para brisas GNR
Sociedadehá 1 ano

GNR de Leiria dá conselhos de como remover gelo do pára-brisas

Passadiço Casal S. Simão
Sociedadehá 1 ano

Passadiços de Casal de S. Simão vão ser inaugurados em 2020

Termómetro Febre
Sociedadehá 12 meses

Pombal: Homem infetado com Covid-19 leva ao fecho de estabelecimentos

Máscara
Sociedadehá 11 meses

Distrito de Leiria tem 28 pessoas infetadas com Covid-19

ISLA
Sociedadehá 4 meses

Governo ordena “encerramento compulsivo” do ISLA de Leiria

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 11 meses

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

Termómetro Febre
Sociedadehá 12 meses

Distrito de Leiria continua sem casos confirmados de Covid-19 

Taxi Centro Hospitalar de Leiria
Sociedadehá 4 semanas

Hospital de Leiria vai agir judicialmente contra cidadão que partilhou vídeo negando pandemia

Covid-19 Câmara Marinha Grande
Sociedadehá 4 meses

Concelho de Leiria acorda com 270 casos ativos de covid-19. Marinha Grande no vermelho

Praia do Pedrógão areal
Sociedadehá 8 meses

Praias do Pedrógão interditas a banhos e pesca

Paço Episcopal Leiria
Sociedadehá 12 meses

Covid-19: O que muda no Município de Leiria a partir de segunda-feira

Leiria Cidade Natal 2019
Bem Estarhá 1 ano

Leiria prepara últimos detalhes para entrar em modo Natal

Leandro Noronha The Voice Portugal
Bem Estarhá 1 ano

Leandro Noronha conquistou o The Voice Portugal e não vai parar

Centro Hospitalar de Leiria, EPE
Sociedadehá 1 ano

Centro Hospitalar de Leiria está a recrutar assistentes operacionais

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 1 ano

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

GNR Leiria Violência Doméstica
Sociedadehá 1 ano

Homem de 38 anos detido por violência doméstica em Monte Redondo

POPULARES