Ligue-se a nós

Sociedade

Percurso Polis reabre dia 11 de maio

O percurso, do Posto de Turismo até ao Estádio Municipal, vai ter um só sentido de forma a que as pessoas não se cruzem.

Publicado

em

Leiria Regressa Lettering
Foto: Leiria Regressa / Notícias de Leiria

A autarquia leiriense já investiu um milhão de euros no combate à covid-19, numa altura em que o concelho de Leiria se mantém sem óbitos. O percurso Polis vai reabrir no dia 11 de maio, com condicionamentos, avançou o presidente da Câmara de Leiria numa videoconferência, transmitida no Facebook, esta quinta-feira.

Gonçalo Lopes fez um balanço dos 45 dias de isolamento e falou aos leirienses, do regresso à normalidade. O Notícias de Leira fez o registo a partir de casa.

“Temos que ter equilíbrio. Temos que ter um pé na economia e outro na saúde.” Para Gonçalo Lopes, é esta vai ser a chave do sucesso, para que o regresso se faça em segurança e com progresso. “Temos feito os possíveis para salvaguardar a saúde dos leirienses. As últimas semanas, foram de forte dedicação e envolvimento de todos os cidadãos, empresários, instituições ligadas à saúde e sociais”.


A primeira palavra é para os idosos

“Tem sido um trabalho notável em especial pelos que se disponibilizaram em defesa da segurança dos que mais amam,” lembrou o autarca. Importa fazer o balanço dos últimos 45 dias. “Estamos a sair do terceiro aviso de emergência em que o país mergulhou. A saúde foi sempre a ação principal do município, principalmente aos mais idosos, que há tantos dias estão privados de estar com as suas famílias e com os seus netos, a primeira palavra é para eles”.

Concelho não registou mortes

“Este recolhimento foi decisivo para que até ao dia de hoje o nosso concelho não tivesse registado uma única morte por covid-19.” Temos atualmente 74 casos identificados e 24 recuperações. No contexto nacional, num concelho com mais de 100 mil habitantes, Leiria é um dos que tem menos casos registados. Isto só foi possível, porque houve um forte sentido de responsabilidade de todos”, referiu o presidente da Câmara.

“Conseguiu-se criar condições aos profissionais de saúde que estavam diretamente a trabalhar com o risco, no Hospital de Leiria, centros de saúde e lares. O primeiro esforço foi o de encontrar equipamentos de proteção individual que não existiam nem em Leiria, nem em Portugal”, disse o autarca leiriense agradecendo por “Leiria estar mais uma vez de parabéns”.

“A primeira surpresa, foi a capacidade dos empresários ligados à indústria têxtil, plásticos e moldes que em tão puco tempo conseguiram reinventar as suas linhas de produção para fazerem fatos de proteção individual, viseiras e máscaras. E perante as adversidades, forneceram equipamentos de proteção aos que estavam diariamente diante do risco”, disse o presidente no live emitido no Facebook.


Programa “Costurar com o Coração” mobiliza 600 costureiras

Costura Máscara CML

Foto: Município de Leiria

“As máscaras estavam retidas na China, foi o programa “Costurar com o Coração” que mobilizou mais de seiscentas costureiras voluntárias. Conseguimos também arranjar um contingente a nível nacional para conseguir produzir 200 mil máscaras através do voluntariado. Já temos em nossa posse 100 mil. Isto só foi possível porque a vontade de vencer o vírus fez unir as pessoas”, acrescentou Gonçalo Lopes reforçando tratar-se de um “momento marcante me que enche de orgulho”.


Centro de testes no Estádio e interdição do Polis

Testes Covid-19 Estádio Leiria

Foto: Município de Leiria

No Live, Gongalo Lopes explicou como “conseguiu-se em pouco tempo a instalação no Estádio [Municipal de Leiria], de um centro de testes e de uma zona dedicada à avaliação de potenciais doentes covid-19, pelos profissionais de saúde, e o apoio da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, e o trabalho notável com o Hospital de Leiria”, sendo um “orgulho poder trabalhar com estes profissionais, que tiveram uma ligação direta com o vírus”.

Quanto ao Polis, o autarca lembrou que logo na primeira semana, num domingo, o Circuito Polis foi invadido pela população. “Não conseguimos evitar o distanciamento social. Houve um exagero nesse dia. Isso levou à interdição do espaço. Foi uma decisão difícil”.


Leiria com mais empresas candidatas ao IAPMEI

A partir do próximo domingo, dia 3 de maio, Leiria vai regressar a uma “vida diferente”, avançou o presidente socialista explicando “vamos começar com total confiança e segurança. Durante duas semanas recolhemos cerca de 100 mil viseiras, e máscaras com a marca ‘Máscara Leiria’, distribuída a partir da próxima segunda feira, 4 de maio, pelas juntas de freguesia, e diversos pontos do concelho.

“Vamos regressar, com confiança, vontade e determinação”, mas com a máscara e viseira, evitar os ajuntamentos, e garantindo o distanciamento social recomendado pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que a economia volte a ter pujança no nosso concelho. Haverá uma nova ordem económica mundial e novos desafios às nossas empresas. Na região centro, Leiria é o concelho com mais empresas candidatas à adaptação ao quadro Covid -19, no IAPMEI, (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação).

Leiria Market

Foto: Facebook Leiria Market

A aposta é agora, uma economia mais digital e a criação de um portal direcionado para o comércio digital. “O Leiria Market, não resolve os problemas todos, mas é um início. Os leirienses têm essa capacidade de reinventar e de serem solidários.


Programa “Leiria Vale” ajuda famílias

A Câmara lançou também esta semana o programa “Leiria Vale”, que vai permitir às famílias cujo rendimento “per capita” seja inferior a 60% do salário mínimo nacional e criou a moeda “Leiria Coin,” que pode ser utilizada em compras, em estabelecimentos no concelho. “Temos afetos a este programa cerca de 100 mil euros. Até o dia de hoje temos já temos 40 famílias inscritas” basta dirigirem-se ao site do município e apresentar a candidatura.

“Nos próximos meses vamos viver muito das trocas comerciais de curta distância. Quando tivermos que comprar, que o façamos na mercearia do bairro. Os circuitos comerciais têm que ser de proximidade. Esse é o conceito da moeda, “Leiria Coin”, do programa “Leiria Vale.”


Município lança marca “Leiria Regressa” e Polis vai reabrir

Polis bicicleta

Foto: Pedro Carvalheiro

Estamos a preparar uma marca renovada, o “Leiria Regressa,” e no próximo dia 11 de maio, vai abrir o Polis. “O circuito está a ser preparado para regressar mais seguro”, disse o presidente. O percurso, do Posto de Turismo até ao Estádio Municipal, vai ter um só sentido na margem esquerda do rio, e outro na margem direita, de forma a que as pessoas não se cruzem.

“Tudo o que temos desenvolvido é graças a um trabalho notável, principalmente de alguns vereadores e os que estão em teletrabalho. Deixo um elogio a toda a equipa da Câmara.”

Na sessão de perguntas dos internautas, Gonçalo Lopes disse ainda que, “a parte cultural é um desafio enorme. O mês de maio era um mês de festa, onde tínhamos a nossa feira. Este ano, o dia 22 de maio terá uma programação essencialmente digital. O digital veio para ficar. Vamos ter que nos habituar a apreciar a cultura desta maneira. É também um desafio enorme para os nossos artistas”.


Câmara já investiu um milhão de euros

Os espaços comerciais que vão abrir, são os que têm até 200 metros quadrados, garantindo a proteção e o distanciamento social, nesses locais e nas ruas. A criação da “Máscara Leiria” é reutilizável.

A autarquia já investiu aproximadamente um milhão de euros, dos quais, 600 mil em equipamentos de proteção e 100 mil em ajuda ao Hospital de Leiria. Os cerca de meio milhão de euros que este ano não foram investidos na feira de maio, foram agora aplicados na ajuda à proteção das pessoas.

Os transportes públicos vão regressar, com serviços mínimos e com as regras de segurança. O mercado semanal, “a feira de Leiria”, no parque de estacionamento do estádio, continua encerrado.

A partir de segunda feira, dia 4 de maio, por ordem do governo, vai abrir o pequeno comércio. As grandes superfícies serão as últimas a abrir. Os bares discotecas e ginásios abrem mais para a frente, consoante a avaliação quinzenal. “Vamos ter que ser pacientes e prudentes”. Os parques infantis e de merendas continuam encerrados.

Quanto à praia do Pedrógão, Gonçalo Lopes, diz que “ainda não temos estratégia para as nossas praias,” isso depende da decisão do governo, mas o tipo de praia a que estamos habituados a fazer, não vai poder acontecer enquanto não houver uma vacina”.

Neste direto no Facebook, o presidente da Câmara concluiu tratar-se de “uma experiência de comunicação nova, sobre o trabalho que a Câmara tem desenvolvido, nesta realidade que nos está a afetar a todos”, agradecendo a presença.

O próximo Live no Facebook será no próximo sábado, 2 de maio, às 16h00, pelo vereador Carlos Palheira, entre outras funções, responsável pela logística da entrega das máscaras.

Assista aqui ao Live de Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara de Leiria, na íntegra.

Pubblicato da Município de Leiria su Giovedì 30 aprile 2020

Sou o Pedro Carvalheiro, natural de Leiria. Gosto de escrever e fotografar. Sou licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia pela Escola Superior de Educação e Ciencias Socias de Leiria, terminado em 2015. No ano seguinte especializei-me em Comunicação Acessível.

Carnaval Nazaré 2020
Sociedadehá 6 horas

Carnaval da Nazaré cancelado

Hospital Saúde
Sociedadehá 7 horas

Hospitais do Médio Tejo abrem laboratórios à população para realização de testes covid-19

Sociedadehá 8 horas

Distrito de Leiria ultrapassa dois mil casos ativos de covid-19

Sociedadehá 8 horas

Infrassons das eólicas podem afetar saúde num raio de 15 quilómetros – estudo

Laboratório investigação
Sociedadehá 8 horas

Escola Superior de Saúde de Leiria inaugura laboratório de investigação e formação

Sociedadehá 1 dia

Concluída a reabilitação dos molhes da foz do Rio Lis

Interior do Castelo de Leiria
Culturahá 1 dia

Saiba quais as datas em que pode visitar gratuitamente espaços culturais da região

Doar Sangue
Sociedadehá 1 dia

Associação de Dadores de Pombal organiza duas colheitas de sangue

Sociedadehá 2 dias

Morreu o leiriense Almerindo Marques

Câmara de Leiria Estátua D. Afonso III
Sociedadehá 2 dias

Município de Leiria mantém taxas de derrama, IMI e IRS para 2022

Sociedadehá 2 dias

Associação InPulsar de Leiria apoia jovens refugiados não acompanhados

Câmara Municipal de Leiria
Sociedadehá 2 dias

Município de Leiria aprova orçamento de 93,1 milhões de euros

Cinemahá 3 dias

Encontrar a luz na escuridão – Noche de Fuego

Agendahá 3 dias

Natal Encantado chega a Porto de Mós na sexta-feira

Taxi Centro Hospitalar de Leiria
Sociedadehá 3 dias

Centro Hospitalar de Leiria cria Serviço de Psicologia Clínica

Culturahá 3 dias

Há 12 municípios portugueses que querem ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Sociedadehá 3 dias

Juventude Socialista de Leiria liderada pela primeira vez por uma mulher

Forte S. Miguel Nazaré
Sociedadehá 3 dias

Acesso às escadas exteriores do Forte da Nazaré vedadas por segurança

Agendahá 3 dias

Natal em Ourém vai ter a Casa do Pai Natal, o Carrossel Parisiense e uma Pista de Gelo

Sociedadehá 4 dias

CIMRL defendeu ampliação do Hospital de Leiria e requalificação do IC2 e IC8 ao PRR

Bem Estarhá 5 meses

O Lidl mais bonito do mundo fica no distrito de Leiria

Bola Futebol Estádio
Sociedadehá 5 meses

Jovem de 12 anos morre em jogo de futebol vítima de paragem cardiorrespiratória em Leiria

Criança mão
Sociedadehá 2 anos

Menina de dois anos e meio infetada com Covid-19 em Leiria

Agendahá 3 semanas

Exposição de 30 dinossauros chega a Leiria

Colégio Infantil Cubo Mágico Leiria
Sociedadehá 2 anos

Creche em Leiria perde bebés durante passeio em pinhal

Rei dos Frangos Take-Away
Sociedadehá 5 meses

Churrasqueira de Leiria esclarece que não é “esse Rei dos Frangos” e nem percebe de ações”

Autárquicas 2021há 5 meses

Chega candidata Sara Santos à Câmara da Batalha para “pôr fim aos obstáculos”

Lar Residência Quinta Santo António
Sociedadehá 2 anos

Residências Quinta Santo António inauguram em julho com quartos a partir de 1500 euros

BMW
Sociedadehá 8 meses

GNR nega que tenha um BMW M3 descaracterizado para patrulhar Leiria

Filme
Cinemahá 6 meses

Vingança em ação – Um Homem Furioso

Praia Fluvial Agroal
Sociedadehá 2 anos

Praia Fluvial do Agroal reabre dia 1 de julho com lotação máxima de 200 pessoas

Av. Heróis de Angola, Leiria
Sociedadehá 5 meses

Nove concelhos do distrito de Leiria com limitação de circulação a partir das 23h00

Farmácia
Sociedadehá 5 meses

Concelho de Leiria já tem farmácias com testes covid-19 gratuitos

Sociedadehá 5 meses

Está a nascer a Rota da Ribeira das Carpalhosas, um percurso pedestre e ciclável de 15 km

Dialectos-Manjedoura-D-Dinis
Bem Estarhá 2 anos

Escola de Leiria adapta vídeo “Dialectos de Manjedoura” para Língua Gestual

Praia Vale Furado
Sociedadehá 1 ano

Vale Furado: O sossego fica a dez quilómetros da Nazaré

Knives Out Movie Daniel Craig
Cinemahá 2 anos

Quem matou Harlan Thrombey? – Knives Out

Praia Nazaré Covid-19
Sociedadehá 7 meses

Através do telemóvel vai conseguir reservar um lugar na praia

Filme Druk
Cinemahá 11 meses

Druk – Another Round – A medida ideal

Plantar
Sociedadehá 8 meses

Quer plantar uma árvore no seu jardim? O Município de Leiria oferece

POPULARES