Ligue-se a nós

Sociedade

Percurso Polis reabre dia 11 de maio

O percurso, do Posto de Turismo até ao Estádio Municipal, vai ter um só sentido de forma a que as pessoas não se cruzem.

Publicado

em

Leiria Regressa Lettering
Foto: Leiria Regressa / Notícias de Leiria

A autarquia leiriense já investiu um milhão de euros no combate à covid-19, numa altura em que o concelho de Leiria se mantém sem óbitos. O percurso Polis vai reabrir no dia 11 de maio, com condicionamentos, avançou o presidente da Câmara de Leiria numa videoconferência, transmitida no Facebook, esta quinta-feira.

Gonçalo Lopes fez um balanço dos 45 dias de isolamento e falou aos leirienses, do regresso à normalidade. O Notícias de Leira fez o registo a partir de casa.

“Temos que ter equilíbrio. Temos que ter um pé na economia e outro na saúde.” Para Gonçalo Lopes, é esta vai ser a chave do sucesso, para que o regresso se faça em segurança e com progresso. “Temos feito os possíveis para salvaguardar a saúde dos leirienses. As últimas semanas, foram de forte dedicação e envolvimento de todos os cidadãos, empresários, instituições ligadas à saúde e sociais”.


A primeira palavra é para os idosos

“Tem sido um trabalho notável em especial pelos que se disponibilizaram em defesa da segurança dos que mais amam,” lembrou o autarca. Importa fazer o balanço dos últimos 45 dias. “Estamos a sair do terceiro aviso de emergência em que o país mergulhou. A saúde foi sempre a ação principal do município, principalmente aos mais idosos, que há tantos dias estão privados de estar com as suas famílias e com os seus netos, a primeira palavra é para eles”.

Concelho não registou mortes

“Este recolhimento foi decisivo para que até ao dia de hoje o nosso concelho não tivesse registado uma única morte por covid-19.” Temos atualmente 74 casos identificados e 24 recuperações. No contexto nacional, num concelho com mais de 100 mil habitantes, Leiria é um dos que tem menos casos registados. Isto só foi possível, porque houve um forte sentido de responsabilidade de todos”, referiu o presidente da Câmara.

“Conseguiu-se criar condições aos profissionais de saúde que estavam diretamente a trabalhar com o risco, no Hospital de Leiria, centros de saúde e lares. O primeiro esforço foi o de encontrar equipamentos de proteção individual que não existiam nem em Leiria, nem em Portugal”, disse o autarca leiriense agradecendo por “Leiria estar mais uma vez de parabéns”.

“A primeira surpresa, foi a capacidade dos empresários ligados à indústria têxtil, plásticos e moldes que em tão puco tempo conseguiram reinventar as suas linhas de produção para fazerem fatos de proteção individual, viseiras e máscaras. E perante as adversidades, forneceram equipamentos de proteção aos que estavam diariamente diante do risco”, disse o presidente no live emitido no Facebook.


Programa “Costurar com o Coração” mobiliza 600 costureiras

Costura Máscara CML

Foto: Município de Leiria

“As máscaras estavam retidas na China, foi o programa “Costurar com o Coração” que mobilizou mais de seiscentas costureiras voluntárias. Conseguimos também arranjar um contingente a nível nacional para conseguir produzir 200 mil máscaras através do voluntariado. Já temos em nossa posse 100 mil. Isto só foi possível porque a vontade de vencer o vírus fez unir as pessoas”, acrescentou Gonçalo Lopes reforçando tratar-se de um “momento marcante me que enche de orgulho”.


Centro de testes no Estádio e interdição do Polis

Testes Covid-19 Estádio Leiria

Foto: Município de Leiria

No Live, Gongalo Lopes explicou como “conseguiu-se em pouco tempo a instalação no Estádio [Municipal de Leiria], de um centro de testes e de uma zona dedicada à avaliação de potenciais doentes covid-19, pelos profissionais de saúde, e o apoio da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria, e o trabalho notável com o Hospital de Leiria”, sendo um “orgulho poder trabalhar com estes profissionais, que tiveram uma ligação direta com o vírus”.

Quanto ao Polis, o autarca lembrou que logo na primeira semana, num domingo, o Circuito Polis foi invadido pela população. “Não conseguimos evitar o distanciamento social. Houve um exagero nesse dia. Isso levou à interdição do espaço. Foi uma decisão difícil”.


Leiria com mais empresas candidatas ao IAPMEI

A partir do próximo domingo, dia 3 de maio, Leiria vai regressar a uma “vida diferente”, avançou o presidente socialista explicando “vamos começar com total confiança e segurança. Durante duas semanas recolhemos cerca de 100 mil viseiras, e máscaras com a marca ‘Máscara Leiria’, distribuída a partir da próxima segunda feira, 4 de maio, pelas juntas de freguesia, e diversos pontos do concelho.

“Vamos regressar, com confiança, vontade e determinação”, mas com a máscara e viseira, evitar os ajuntamentos, e garantindo o distanciamento social recomendado pela Direção Geral de Saúde (DGS) e que a economia volte a ter pujança no nosso concelho. Haverá uma nova ordem económica mundial e novos desafios às nossas empresas. Na região centro, Leiria é o concelho com mais empresas candidatas à adaptação ao quadro Covid -19, no IAPMEI, (Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Inovação).

Leiria Market

Foto: Facebook Leiria Market

A aposta é agora, uma economia mais digital e a criação de um portal direcionado para o comércio digital. “O Leiria Market, não resolve os problemas todos, mas é um início. Os leirienses têm essa capacidade de reinventar e de serem solidários.


Programa “Leiria Vale” ajuda famílias

A Câmara lançou também esta semana o programa “Leiria Vale”, que vai permitir às famílias cujo rendimento “per capita” seja inferior a 60% do salário mínimo nacional e criou a moeda “Leiria Coin,” que pode ser utilizada em compras, em estabelecimentos no concelho. “Temos afetos a este programa cerca de 100 mil euros. Até o dia de hoje temos já temos 40 famílias inscritas” basta dirigirem-se ao site do município e apresentar a candidatura.

“Nos próximos meses vamos viver muito das trocas comerciais de curta distância. Quando tivermos que comprar, que o façamos na mercearia do bairro. Os circuitos comerciais têm que ser de proximidade. Esse é o conceito da moeda, “Leiria Coin”, do programa “Leiria Vale.”


Município lança marca “Leiria Regressa” e Polis vai reabrir

Polis bicicleta

Foto: Pedro Carvalheiro

Estamos a preparar uma marca renovada, o “Leiria Regressa,” e no próximo dia 11 de maio, vai abrir o Polis. “O circuito está a ser preparado para regressar mais seguro”, disse o presidente. O percurso, do Posto de Turismo até ao Estádio Municipal, vai ter um só sentido na margem esquerda do rio, e outro na margem direita, de forma a que as pessoas não se cruzem.

“Tudo o que temos desenvolvido é graças a um trabalho notável, principalmente de alguns vereadores e os que estão em teletrabalho. Deixo um elogio a toda a equipa da Câmara.”

Na sessão de perguntas dos internautas, Gonçalo Lopes disse ainda que, “a parte cultural é um desafio enorme. O mês de maio era um mês de festa, onde tínhamos a nossa feira. Este ano, o dia 22 de maio terá uma programação essencialmente digital. O digital veio para ficar. Vamos ter que nos habituar a apreciar a cultura desta maneira. É também um desafio enorme para os nossos artistas”.


Câmara já investiu um milhão de euros

Os espaços comerciais que vão abrir, são os que têm até 200 metros quadrados, garantindo a proteção e o distanciamento social, nesses locais e nas ruas. A criação da “Máscara Leiria” é reutilizável.

A autarquia já investiu aproximadamente um milhão de euros, dos quais, 600 mil em equipamentos de proteção e 100 mil em ajuda ao Hospital de Leiria. Os cerca de meio milhão de euros que este ano não foram investidos na feira de maio, foram agora aplicados na ajuda à proteção das pessoas.

Os transportes públicos vão regressar, com serviços mínimos e com as regras de segurança. O mercado semanal, “a feira de Leiria”, no parque de estacionamento do estádio, continua encerrado.

A partir de segunda feira, dia 4 de maio, por ordem do governo, vai abrir o pequeno comércio. As grandes superfícies serão as últimas a abrir. Os bares discotecas e ginásios abrem mais para a frente, consoante a avaliação quinzenal. “Vamos ter que ser pacientes e prudentes”. Os parques infantis e de merendas continuam encerrados.

Quanto à praia do Pedrógão, Gonçalo Lopes, diz que “ainda não temos estratégia para as nossas praias,” isso depende da decisão do governo, mas o tipo de praia a que estamos habituados a fazer, não vai poder acontecer enquanto não houver uma vacina”.

Neste direto no Facebook, o presidente da Câmara concluiu tratar-se de “uma experiência de comunicação nova, sobre o trabalho que a Câmara tem desenvolvido, nesta realidade que nos está a afetar a todos”, agradecendo a presença.

O próximo Live no Facebook será no próximo sábado, 2 de maio, às 16h00, pelo vereador Carlos Palheira, entre outras funções, responsável pela logística da entrega das máscaras.

Assista aqui ao Live de Gonçalo Lopes, Presidente da Câmara de Leiria, na íntegra.

https://www.facebook.com/municipioleiria/videos/572087166754966/

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES