Cinema
Perfil de um assassino – Nitram
A relação entre eles tem um final abrupto, que empurra Nitram para uma espiral de raiva e frustração.

Título: Nitram
Realizador: Justin Kurzel
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis
Nitram (Caleb Landry Jones) é um homem com necessidades especiais, que vive com os pais mas sente-se continuamente só e isolado. Um dia conhece Helen (Essie Davis), uma mulher também solitária, com quem cria uma grande amizade. A relação entre eles tem um final abrupto, que empurra Nitram para uma espiral de raiva e frustração.
Baseada em fatos verídicos, a longa-metragem conta-nos os antecedentes que levaram ao massacre de Port Arthur (Austrália) de 1996, no qual 35 pessoas perderam a vida e 23 ficaram feridas. O trágico evento desencadeou revisões na lei australiana, para restringir o acesso a armas. Infelizmente, os efeitos práticos dessas alterações não corresponderam às expetativas. Nitram é uma crítica ao facilitismo e fanatismo em relação a estes objetos de destruição, que fazem parte do dia-a-dia, do desporto e do lazer de milhares de pessoas.
O filme procura uma compreensão mais profunda do indivíduo, das suas origens, das suas causas e da sua forma de ver o mundo. Pretende entendê-lo, em vez de apontar o dedo e representá-lo como um vilão estereotipado. O protagonista será para sempre associado à sua pior ação, no seu pior momento e a produção concentra-se no menos mediático caminho que o levou a esse destino.
A longa-metragem destaca-se ainda pela cinematografia e pela banda sonora, ambas primando pela subtileza e complementando um bom argumento, no qual a violência está presente, mas é apresentada de forma implícita, sem sensacionalismos.
Vencedor do Prémio de Melhor Ator (Caleb Landry Jones) no Festival de Cannes de 2021 e com outras excelentes interpretações de Judy Davis, Anthony LaPaglia e Essie Davis, Nitram chega agora às salas de cinema de Leiria.
