Ligue-se a nós

Sociedade

Politécnico de Leiria é a instituição politécnica com o maior número de pedidos de patentes

Em 2021, o Politécnico de Leiria entrou com sete pedidos de patentes.

Publicado

em

Por

Laboratório investigação
Foto: Laboratório / Pixabay

O Politécnico de Leiria voltou a ser a instituição politécnica em Portugal com o maior número de pedidos de patentes, segundo o Índex de Patentes do Instituto Europeu de Patentes (IEP) 2021.

Com sete pedidos de patentes no ano passado, o Politécnico de Leiria posicionou-se igualmente como a terceira instituição de ensino superior nacional com mais pedidos e a sexta organização a nível nacional.

As sete patentes pedidas estão centradas em quatro unidades de investigação do Politécnico de Leiria, nomeadamente o ciTechCare – Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde, o CDRSP – Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto, o LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

As patentes dizem respeito às áreas de Extração de Ingredientes Bioativos Marinhos (MARE), Manufatura Aditiva para Componentes Cerâmicos (CDRSP e LIDA), Ciências da Saúde (ciTechCare), Fabrico Aditivo (CDRSP), Engenharia Biomédica – Biodispositivo (CDRSP), Biofísica e Engenharia Biomédica (CDRSP) e Microbiologia, Tecnologia Ótica e Saúde (ciTechCare).

“Este resultado é o reconhecimento do trabalho sistemático de muitos anos com elevado investimento direto na valorização do conhecimento e investigação com impacto, mas principalmente o mérito dos nossos professores, investigadores, escolas e unidades de investigação no trabalho diário com a sociedade, em particular com as empresas”, considera Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

Região Centro mais do que duplica os pedidos de patentes

A região Norte volta a liderar o ranking regional, mas a sua quota caiu para 40% face aos 56,2% do ano anterior.

Em contrapartida, o Centro aumentou os seus pedidos de patentes em 133,3%, aumentando assim a sua quota de 15,7% para 31,9% do total de pedidos de patentes com origem em Portugal.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES