Ligue-se a nós

Sociedade

Porto de Mós entrega cabazes a cerca de 250 famílias

Os cabazes “bem compostos, são um mimo para proporcionar a estas famílias, que vivem em dificuldade um momento diferenciado”, considerou Jorge Vala.

Publicado

em

Por

Cabaz Natal Porto de Mós
Foto: Cabaz de Natal / Município de Porto de Mós

A Câmara de Porto de Mós vai custear cabazes de Natal destinados a cerca de 250 famílias em situação de vulnerabilidade social, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia, Jorge Vala.

“Estamos a entregar ao movimento sócio caritativo e às conferências de São Vicente de Paulo cerca de 250 cabazes que, por sua vez, farão chegar às famílias que foram identificadas com o apoio das juntas de freguesia”, afirmou Jorge Vala, referindo que aqueles são “suportados integralmente pelo município”.

Jorge Vala adiantou que as cerca de 250 famílias que vão receber o cabaz correspondem, grosso modo, a 700 pessoas.

A distribuição dos cabazes começou o ano passado, mas então em menor quantidade, declarou o presidente da Câmara, sem dúvidas de que o aumento se deve ao impacto social e económico da pandemia de covid-19 e “a uma malha muito mais fina na avaliação das pessoas em dificuldade”.

Ao longo do ano é aquele movimento, as conferências de São Vicente e as juntas que entregam às famílias géneros alimentícios doados pelo Banco Alimentar, Cáritas e supermercados.

“Nesse apoio que é dado ao longo do ano, o município completa com produtos frescos, como fruta, legumes, carne, peixe e ovos, além de produtos de higiene e de limpeza”, explicou o autarca.

Jorge Vala esclareceu que o município tem uma linha telefónica gratuita, 800210102, para as pessoas que estão a passar por dificuldades pedirem ajuda ou para qualquer cidadão comunicar se souber que uma família está a ter dificuldades.

“O nosso Gabinete de Ação Social é acionado, avalia a situação e disponibiliza ajuda”, acrescentou, referindo que quando chega informação deste âmbito ao município as famílias podem ser indicadas para receber apoio continuado ou pontual.

POPULARES