Ligue-se a nós

Sociedade

Porto de Mós tem novo miradouro

Além do miradouro, o artista Rui Basílio construiu a obra de arte “Muros de Pedra Seca”.

Publicado

em

Por

Foto: Miradouro do Chão das Pias, em Porto de Mós / Município de Porto de Mós

O Miradouro do Chão das Pias, em Serro Ventoso, Porto de Mós, foi inaugurado esta terça-feira, num investimento a rondar os 130 mil euros.

A obra, segundo uma nota da autarquia portomosense, consistiu na transformação de um espaço junto à Estrada Municipal 506 num “verdadeiro lugar de contemplação”.

O miradouro, da autoria do arquiteto Eusébio Calvário, “estende-se para lá do limite da serra e tem uma vista fantástica sobre a vila de Porto de Mós e o vale do Lena, com destaque para o Castelo de Porto de Mós”, lê-se na nota da autarquia.

O espaço envolvente foi também intervencionado, tendo sido construídas zonas de jardim, pavimentos e colocado mobiliário urbano.

A rematar, o novo ponto de atração de concelho foi brindado com uma obra de arte urbana, pelas mãos de Rui Basílio, “Muros de Pedra Seca”.

Uma ode aos muros de pedra, candidatos a Património Imaterial da Humanidade, numa parceria entre a Câmara Municipal de Porto de Mós, a ADSAICA e as Terras de Sicó.

O muro destaca elementos característicos deste tipo de construção, como o saltadouro, é construído com elementos naturais e representa as atividades económicas desenvolvidas na serra, como a pastorícia, ou a produção de carne, leite ou queijo.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Serro Ventoso, este foi um projeto proposto à autarquia no mandato anterior, bem acolhido, e que agora está pronto para ser usufruído pela população e pelos visitantes.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES