Ligue-se a nós

Sociedade

Praia do Pedrógão volta a hastear duas Bandeiras Azuis

Em 2022, a época balnear na Praia do Pedrógão vai decorrer de 15 de junho e 18 de setembro.

Publicado

em

Por

Praia do Pedrógão
Foto: Praia do Pedrógão / Facebook Carlos Palheira

A Praia do Pedrógão volta a receber duas bandeiras azuis, para as praias Pedrógão Centro e Pedrógão Sul, anunciou esta quinta-feira a Associação Bandeira Azul da Europa.

Para Luís Lopes, vereador do Ambiente na Câmara Municipal de Leiria, a atribuição “denota um claro compromisso com a qualidade e sustentabilidade ambiental que se tem perpetuado ao longo dos últimos anos”.

Também a Praia Velha e São Pedro de Moel, na Marinha Grande, irão hastear a Bandeira Azul.

Em comunicado, o presidente da Câmara da Marinha Grande congratula-se “com a atribuição da Bandeira Azul a São Pedro de Moel e Praia Velha, na sequência da nossa decisão de voltar a formular a candidatura a este programa, o que não acontecia há 23 anos”.

“Trata-se de uma distinção importante do ponto de vista ambiental e turístico, que avalia critérios como natureza ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental”, refere o autarca Aurélio Ferreira.

Este símbolo é atribuído anualmente às praias que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e de conforto para os utilizadores, bem como de informação e sensibilização ambiental.

Tem também como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.

Portugal com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul em 2022

Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão.

Na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul mais 21 praias, mais duas marinas e mais nove embarcações de ecoturismo do que no ano passado.

As 393 praias estão distribuídas por 102 municípios, com destaque para Vila Verde, Tábua e Alandroal, que candidataram praias pela primeira vez, e para Cascais e Marinha Grande, que regressaram este ano ao programa Bandeira Azul.

A cerimónia oficial do hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira deste ano vai decorrer no dia 09 de junho, na praia da Figueirinha, em Setúbal, seguindo-se em 14 de junho o hastear na praia fluvial de Adaúfe, em Braga, enquanto a primeira bandeira a ser içada numa marina estará no Porto Recreio de Oeiras, em 17 de junho.

As praias costeiras e fluviais distinguidas estão distribuídas pelas regiões Norte (82), Centro (50), Tejo (77), Alentejo (40), Algarve (86), Açores (42) e Madeira (16).

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES