Sociedade
Preço da água vai aumentar em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Ansião, Alvaiázere e Castanheira de Pera
O aumento vai ser de 10% e vai acontecer no início de 2020.

O preço da água vai aumentar nos municípios de Leiria que fazem parte da APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior Norte.
Os municípios de Leiria abrangidos são Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Ansião, Alvaiázere e Castanheira de Pera.
O aumento, segundo o presidente da Câmara de Penacova, Humberto Oliveira, é justificado com a correção do défice tarifário dos 11 concelhos que integram a APIN e que, no total, atinge os seis milhões de euros anuais, a que estão obrigados pela entidade reguladora.
Os valores vão variar entre os municípios, tendo em conta o ajustamento que cada um tem que fazer para que o preço passe a ser igual em todos, explicou ainda o presidente da Câmara de Penacova que lidera o conselho de administração, juntamente com as autarquias de Lousã e Penela.
A APIN agrega os sistemas municipais de abastecimento público de água, de saneamento, de águas residuais urbanas e de gestão de resíduos urbanos dos municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (do distrito de Leiria), Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (do distrito de Coimbra).
Abrange uma área de quase 2.000 quilómetros quadrados em territórios de baixa densidade, habitados por 84 mil habitantes e com 65 mil alojamentos.
