Bem Estar
Prémio europeu à morcela de arroz é o “culminar do trabalho de quase uma década”
“Não há restaurante na região que não sirva morcela como entrada, nem há cozido à portuguesa que não tenha a morcela de arroz”, aponta o presidente da Confraria da Morcela de Arroz.

A morcela de arroz foi distinguida como “Melhor produto europeu de 2019”, no XVII Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas, na categoria de produto artesanal.

Foto: Facebook Confraria Gastronómica Pinhal do Rei
“A atribuição desta distinção foi o culminar do trabalho de quase uma década”, numa promoção que começou por ser feita “desde que nos constituímos enquanto Confraria em 2018”, explicou ao Notícias de Leiria o presidente da Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz.
Armínio Azevedo afirma que “mais importante, em termos de divulgação, foi a presença e degustação pelos congressistas Europeus reunidos em Oeiras/Cascais (2016), Córdoba (2017) e Grécia (2018)”.
E embora a distinção tenha sido divulgada este fim de semana, em Albufeira, as candidaturas foram enviadas até dia 31 de agosto, “para serem avaliadas por um júri internacional composto pelo Presidente do CEUCO e pelos Vice Presidentes para os países associados”, explicou Armínio Azevedo, presidente da Confraria.
E se nunca provou esta iguaria leiriense, Armínio Azevedo descreve-a com um “produto tradicional da Região de Leiria (Alta Estremadura), enraizado na nossa cultura gastronómica desde há muitos anos, revelando em si tradições e costumes de uma gente que por cá passou, marcou e deixou o seu legado”.
Depois de um ano intenso, a Confraria Gastronómica Pinhal do Rei e da Morcela de Arroz vai agora focar-se no “habitual jantar de Natal e convocar uma Assembleia Geral para elaborar o plano de atividades e orçamento do próximo ano”.
