Ligue-se a nós

Cinema

Prémios de cara lavada? – Globos de Ouro 2022

Succession, da HBO, arrecadou os prémios de Melhor Série Dramática, Melhor Ator numa Série Dramática (Jeremy Strong) e Melhor Atriz Secundária (Sarah Snook).

Publicado

em

filhos reunidos em sala
Foto: Último episódio da série Succession / Facebook Succession


No passado domingo, os Globos de Ouro 2022 foram anunciados numa cerimónia privada, sem transmissão televisiva ou online. Uma edição marcada por muita polémica, devido às acusações de racismo, sexismo e corrupção, que surgiram em força no ano passado e cujas repercussões ainda se sentem.  

Um dos maiores vencedores da noite foi O Poder do Cão, considerado o melhor filme dramático do ano. Jane Campion recebeu o prémio de Melhor Realização e Kodi Smit-McPhee o de Melhor Ator Secundário. West Side Story de Steven Spielberg foi outro grande galardoado. A nova adaptação do musical de 1957 conquistou as categorias de Melhor Filme Musical ou Comédia, Melhor Atriz num Musical ou Comédia (Rachel Zegler) e Melhor Atriz Secundária (Ariana DeBose). 

Na vertente televisiva, Succession teve o maior destaque. A série da HBO conta já com três temporadas e é um enorme sucesso por todo o mundo. Arrecadou os prémios de Melhor Série Dramática, Melhor Ator numa Série Dramática (Jeremy Strong) e Melhor Atriz Secundária (Sarah Snook). Já a sensação do ano da Netflix, Squid Game, ficou aquém das expectativas, com apenas o Globo de Melhor Ator Secundário bem entregue a Oh Yeong-su. 

Esta foi uma das edições com maior diversidade nos nomeados e nos vencedores, podendo refletir um esforço no sentido de caminhar em direção à justiça e à igualdade, corrigindo os erros anteriores lentamente e com pequenos passos. Fez-se história com Mj Rodriguez, a primeira mulher trans a receber um Globo (Melhor Atriz numa Série Dramática pelo papel de Blanca em Pose).

Na categoria de Melhor Série Limitada, premiou-se The Underground Railroad da Amazon Prime, que conta a história de uma jovem mulher que tenta fugir da escravatura. Será suficiente para recuperar a confiança do público?

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES