Ligue-se a nós

Sociedade

Presidente da Câmara de Coimbra defende entendimento entre Coimbra e Leiria para construção de aeroporto

Publicado

em

Por

Aeroporto Avião
Foto: Avião / Pixabay

O novo presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva (coligação Juntos Somos Coimbra), defende que a discussão sobre a construção de um aeroporto da região centro terá de passar “obrigatoriamente por um entendimento entre a Comunidade Intermunicipal de Coimbra e a de Leiria”.

Em declarações à Agência Lusa, José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, defende que a prioridade deverá ser dada à passagem da alta velocidade por Coimbra, em detrimento da construção de um aeroporto na região.

“Não podemos aceitar que Lisboa afaste Coimbra da alta velocidade, quando já havia projetos aprovados para que a alta velocidade passasse por Coimbra, deslocalizando Coimbra-B 600 metros para norte”, disse, defendendo a ideia, tal como o fez em campanha, de recuperar o projeto do arquiteto catalão Joan Busquets para aquele local, que daria uma nova centralidade àquela zona, tal como aconteceu em Lisboa com “a Estação do Oriente”.

Questionado sobre um aeroporto na região Centro, o presidente eleito da Câmara de Coimbra frisou que a alta velocidade é muito mais premente, considerando que se esta passar pela cidade “a questão do aeroporto passa para segundo plano”.

“Se nós tivermos acesso à alta velocidade, passamos a ter dois aeroportos acessíveis a menos de uma hora e nós sabemos, por questões ambientais, que os voos de curta duração até mil quilómetros deverão ser proibidos e o transporte vai ser ferroviário”, notou.

Contudo, caso seja discutido o aeroporto, José Manuel Silva salientou que esse debate terá de ser sério e de passar “obrigatoriamente por um entendimento entre a Comunidade Intermunicipal de Coimbra e a de Leiria”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES