Ligue-se a nós

Sociedade

Presidente da Câmara de Leiria insiste em solução para aeroporto a norte do rio Tejo

Para Gonçalo Lopes deve ser procurada “uma nova solução, a norte do Tejo, onde estão os passageiros e onde está a economia”.

Publicado

em

Por

Foto: Mapa / Facebook Gonçalo Lopes

O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, divulgou esta terça-feira uma imagem justificando a necessidade do novo aeroporto localizar-se a norte do rio Tejo.

Usando as redes sociais, o autarca socialista considera que “olhando para a imagem, percebe-se claramente que o consenso desejado não é possível de alcançar com uma proposta que localiza quatro infra-estruturas aeroportuárias a sul do Tejo, e apenas uma a norte do Douro”.

Para Gonçalo Lopes, com esta opção é deixada “toda uma imensa região entre estes dois rios injustamente desprovida de um aeroporto que alimente a mais que justa ambição de crescimento, desenvolvimento e abertura ao mundo da população aqui residente”.

Insistindo na quantidade de população abrangida, o presidente da Câmara de Leiria afirma que um aeroporto a sul do rio Tejo só abrangerá 19% da população.

“A Sul do Tejo, temos as regiões do Algarve, com 467.475 residentes, o Alentejo, com 704.757, e os concelhos da Área Metropolitana de Lisboa na margem sul, com 808 017 habitantes. Ou seja, a sul do Tejo temos 1.980.199 residentes, correspondentes a 19% da população nacional”, avança.

Já a “Norte do Rio Tejo, temos a região Centro, com 2.227.567 residentes, a região Norte, com 3.587.074 e os concelhos da margem norte do Tejo da área Metropolitana de Lisboa, com 2.062.753 habitantes. Ou seja, a Norte do Tejo temos 7.877.394 pessoas, o que corresponde a 76% da população”, acrescenta o autarca.

Para Gonçalo Lopes deve ser procurada “uma nova solução, a norte do Tejo, onde estão os passageiros e onde está a economia, e que se encontre um compromisso que salvaguarde as questões ambientais”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES