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Presidente da Câmara de Ourém questiona Be Water sobre faturas de água

A concessionária das águas de Ourém garante que suspendeu os cortes durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021.

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Luís Albuquerque Videoconferência
Foto: Presidente Luís Albuquerque em videoconferência / Facebook Município de Ourém

A empresa Be Water, concessionária das águas de Ourém, assegurou ao presidente da autarquia de Ourém estar a acompanhar e a resolver os problemas de sobrefaturação.

De acordo com uma reportagem da TVI, emitida no dia 3 de janeiro, a população de Ourém está a receber faturas da água de milhares de euros, com o acerto de fim do ano.

Ao canal televisivo, a Be Water, empresa de um grupo chinês, não deu explicações para o que está a acontecer.

Já esta quarta-feira, o Município de Ourém informou que pediu esclarecimentos à administração da Be Water, recebendo a visita de Alberto Carvalho Neto, CEO da empresa, que também detém a “Be Water – Águas de Ourém”.

“A reunião de trabalho versou sobre a problemática em torno da sobrefaturação dos serviços de saneamento e resíduos urbanos, considerada excessiva por largas dezenas de oureenses, tendo resultado em inúmeras queixas junto desta empresa privada”, refere o comunicado enviado às redações.

Desta reunião, informa a autarquia, “resultou a garantia, perante o presidente da Câmara Municipal, de que a Be Water está a acompanhar e a resolver todas as situações que têm vindo a ser identificadas, assim como as que têm sido comunicadas pelos utilizadores, lamentando todo o transtorno provocado por esta situação”.

À autarquia oureense, a Be Water – Águas de Ourém esclareceu, também, que “o erro foi minimizado a partir de dezembro de 2020”, tendo sido “revistos os critérios de anomalias de faturação e automatismos digitais associados, por forma a evitar a recorrência deste erro”.

Ainda neste contexto, resultou a garantia de que a empresa “suspendeu os cortes durante os meses de dezembro de 2020 e janeiro de 2021, prevenindo eventuais necessidades de correção em faturas com prazos ultrapassados.”

No site oficial da empresa é explicado que “desde 1 de outubro de 2020, as rubricas referentes às taxas e tarifas de saneamento e de resíduos urbanos incluídos no documento de pagamento que a Be Water – Águas de Ourém envia aos utilizadores dos serviços, são da responsabilidade da Tejo Ambiente E.I.M, S.A. para a qual houve transmissão de responsabilidades de faturação dos serviços de saneamento e resíduos urbanos”.

Explica ainda que, “por esta circunstância, a Be Water – Águas de Ourém emitiu uma fatura de fim de ciclo, com data de 30 de setembro de 2020, a qual corresponde ao fim do período de faturação dos serviços de saneamento e de resíduos, da responsabilidade do Município de Ourém, incluídos nas faturas enviadas pela nossa empresa”.

Para responder a dúvidas e reclamações, a Be Water – Águas de Ourém está a privilegiar o contacto através do email aguas.ourem@bewater.com.pt.

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