Sociedade
Presidente da República assinala 100 anos da Fundação da Liga dos Combatentes na Batalha
Será também inaugurado o Memorial ao Combatente, uma obra do Município da Batalha que “visa recompensar os nossos combatentes que honraram Portugal”.

O Presidente da República vai presidir, esta sexta-feira, às Cerimónias Comemorativas do 100.º aniversário da Fundação da Liga dos Combatentes, do 103.º aniversário da Batalha de La Lys e do Dia do Combatente, na Batalha.
A agenda de Marcelo Rebelo de Sousa, que pode ser consultada no site da Presidência, começa às 10h30 com a celebração eucarística, pelos combatentes falecidos, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério.
Às 11h45 segue-se a Cerimónia Militar evocativa, Honras Militares, Hino Nacional, acompanhado por uma salva de 21 tiros.
Depois da revista às Forças em Parada, a cerimónia prossegue com a Cerimónia de condecoração da Liga dos Combatentes como Membro Honorário da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.
Ao 12h15 acontecerá a deposição de uma coroa de flores no Túmulo do Soldado Desconhecido na Sala do Capítulo, seguida da Cerimónia de Inauguração do Memorial aos Combatentes Batalhenses no Jardim do Condestável.
Foto: Memorial ao Combatente da Batalha / Facebook Paulo Santos
Este Memorial ao Combatente, de acordo com uma nota da autarquia da Batalha, é uma obra do Município que “visa recompensar os nossos combatentes que honraram Portugal”.
Uma iniciativa da Liga dos Combatentes, Núcleo da Batalha e um projeto da arquiteta Patrícia Soares, da Direção-geral do Património Cultural.
