Sociedade
Programa de acolhimento de refugiados da Ucrânia inclui sinalização de animais de companhia
Todos os animais provenientes da Ucrânia e recebidos no concelho de Leiria devem ser observados no Serviço Médico Veterinário do Município.

O Município de Leiria, no âmbito do programa de acolhimento de cidadãos ucranianos, admite a entrada de animais de companhia, havendo agora a necessidade de estabelecer procedimentos segundo a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
“Como tal, todos os animais (canídeos e felídeos) provenientes da Ucrânia e recebidos no concelho de Leiria devem ser observados no Serviço Médico Veterinário do Município, situado nas instalações da Guimarota (Leiria), e sinalizados pela DGAV, como pertencentes a este programa para que cumpram com as normas sanitárias em vigor”, informou a autarquia.
O processo implica a observação e identificação dos animais, a vacinação antirrábica, e a recolha e envio de sangue ao Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), para titulação de anticorpos.
Os custos de atos de identificação e vacinação serão suportados pela DGAV, no âmbito da campanha da erradicação da raiva, e os custos das titulações de anticorpos serão suportados pelo INIAV.
