Sociedade
Proposta de alteração ao regulamento do centro histórico pretende “satisfazer interesses imobiliários” – PSD Leiria
A proposta de regulamento ameaça acelerar a descaracterização urbana e arquitetónica do centro histórico de Leiria, defende o PSD Leiria.

A Comissão Política de Secção do PSD de Leiria considerou esta quarta-feira que a proposta de alteração ao regulamento do centro histórico de Leiria, em discussão pública, não responde às exigências de proteção e reabilitação do centro histórico, visando, fundamentalmente, “satisfazer interesses imobiliários”.
Em comunicado de imprensa, assinado pelo presidente da Comissão José Augusto Costa Santos, o partido entende que “o objetivo primordial de um regulamento do centro histórico de Leiria devia ser a preservação da sua identidade no espaço urbano, a sua salvaguarda e a reabilitação face ao seu valor arquitetónico, humano e ambiental”.
O regulamento, defende o PSD de Leiria, devia estabelecer normas com o objetivo de “promover a reabilitação e a revitalização da zona, bem como de melhorar a qualidade de vida dos residentes e pôr fim à degradação existente numa parte significativa do edificado”.
Como forma de equilibrar as expectativas de investidores, proprietários e moradores, o PSD volta a defender um Plano de Salvaguarda e de Reabilitação e de um Plano de Pormenor para a sua revitalização.
“É necessário criar polos de atratividade cultural, museológica, apoiar e reforçar a presença de atividades económicas geradoras de emprego e impulsionadoras de atratividade”, assim como “regulamentar a construção, o restauro e a reconstrução do edificado, tendo presente o seu enquadramento urbanístico no todo a cidade”, conclui o partido.
