Sociedade
Proteção civil e socorro com 350 elementos para peregrinação a Fátima
A operação começou às 08:00 de hoje e termina às 18:00 de sábado.

Cerca de 350 pessoas e 90 viaturas integram o dispositivo de proteção civil e socorro para a peregrinação internacional ao Santuário de Fátima, que hoje começa, disse o comandante David Lobato.
“Qualquer coisa como 90 veículos, entre veículos de combate a incêndio, ambulâncias, ‘scooters’, motos, e 350 elementos de várias entidades, Serviço Municipal de Proteção Civil, corpos de bombeiros, Força Especial de Proteção Civil, INEM [Instituto Nacional de Emergência Médica], escuteiros”, afirmou o comandante da “Operação Fátima”.
Segundo David Lobato, responsável do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, estão incluídas também as entidades ligadas aos serviços de recolha de resíduos ou abastecimento de água.
Para David Lobato, a peregrinação de maio é um teste para agosto, quando se prevê a deslocação do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude.
De acordo com o comandante, em agosto terá de ser “feita uma operação muito parecida com esta ou igual, mas, se calhar, com muitos mais meios”.
“Estamos a falar depois do acréscimo de população”, referiu, explicando que, por agora, os números podem ser de 500 mil pessoas, mas com a presença do Papa “um milhão ou mais”.
