Ligue-se a nós

Sociedade

PS de Leiria acusa PSD de “politiquices”

Para a Federação Distrital do PS de Leiria, o “PSD continua preocupado em fazer politiquice em vez de responder com dados e respostas concretos aos problemas que, por estes dias, nos preocupam a todos”.

Publicado

em

Por

Foto: Pinhal queimado / NL


As declarações do ministro da Administração Interna sobre o combate aos incêndios proferidas no dia 14 de agosto, na região de Leiria, continuam a gerar reações.

Na Batalha, José Luís Carneiro afirmou que “desde 2017, houve uma evolução muito positiva” no que respeita ao combate aos incêndios florestais e “referiu ainda que mais de 90% dos incêndios em 2022 são dominados até aos 90 minutos” e que “cerca de 90% dos incêndios não queimam mais de 1 hectare”.

Ora, para a distrital de Leiria do PSD, estas declarações, “além de revelarem uma total desfaçatez do ministro perante os trágicos incêndios que assolaram a região da Serra da Estrela nas últimas semanas, são, sobretudo, uma total falta de respeito para com as populações de Alvaiázere, Ansião, Pombal e Leiria, que em julho viram as chamas a consumir as suas propriedades (…), tendo sido evidente a falta de meios” e “as falhas do SIRESP [Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal], falhas essas que o ministro nega (…)”.

Esta sexta-feira, através de um comunicado enviado às redações, a Federação Distrital do PS de Leiria considera que a distrital do PSD de Leiria usou o caso para “fazer politiquice com os incêndios”.

Considerando natural que os países do Sul da Europa sejam “naturalmente,
mais afetados”, a Federação Socialista critica os sociais democratas por “não apresentaram quaisquer propostas alternativas ao que o governo
está a colocar em prática”.

Corroborando as declarações do ministro da Admnistração Interna sobre a eficácia ao combate, o PS defende que por isso mesmo “o Senhor Ministro escolheu o distrito de Leiria para anunciar a criação de uma equipa de avaliação regular e permanente, composta por todas as entidades envolvidas no dispositivo nacional e pelos centros de investigação e de conhecimento, em articulação com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior”.

Para a Federação Distrital do PS de Leiria, o “PSD continua preocupado em fazer politiquice em vez de responder com dados e respostas concretos aos problemas que, por estes dias, nos preocupam a todos”.

Também esta sexta-feira o deputado na Assembleia da República do Chega, Mithá Ribeiro, considerou que o “ministro da Administração Interna, que com o maior desplante, veio exatamente ao distrito de Leiria, no passado domingo na Batalha, fazer afirmações falsas relativamente à forma como têm decorrido o combate aos incêndios”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES