Sociedade
PSD Colmeias e Memória vai avançar com queixa ao MP devido ao episódio Gil Costa
Num episódio caricato, o Gil Costa “errado” tomou posse de um cargo que, na verdade, não era seu.

O PSD das Colmeias e Memória, em Leiria, vai avançar com uma queixa ao Ministério Público, aguardando apenas a ata da última assembleia, sobre a tomada de posse errada na Assembleia.
Na União de Freguesias de Colmeias e Memória existem dois homens com o mesmo nome, Gil Costa, e a mesma profissão, mecânico.
A 23 de dezembro de 2019, Vítor Henriques, membro eleito pelo PS para a Assembleia da União de Freguesias de Colmeias e Memória, no concelho de Leiria, demitiu-se. O substituto era Gil Costa, mecânico, que estava na posição seguinte da lista. E foi quem tomou posse — mas era o homem “errado”, conta o jornal Público, uma vez que existem dois homens com o mesmo nome na freguesia.
Gil Costa tomou posse apenas em maio. Numa assembleia no salão da junta, assumiu as suas funções e votou propostas.
Em junho, um membro da oposição apercebeu-se do erro: o mecânico de profissão que foi empossado não era o Gil Costa — também mecânico de profissão — que estava na lista do PS para as autárquicas de 2017.
Rui Lagoa, membro do PSD, explicou ao jornal que “É uma aldeia, toda a gente se conhece”, contando que o órgão tem apenas nove elementos. “O que é estranho é que ninguém detetou aquilo na assembleia” de 21 de maio, diz, referindo que não esteve nessa reunião. Além disso, não seria de todo estranho: a mulher do Gil Costa “errado” fazia parte da lista.
Gil Costa, em declarações ao Público, refere que não aceitou o cargo por má-fé. “Eu até achei estranho, mas percebo pouco disso. Depois comecei a aperceber-me que isso não pode ser feito assim”, diz.
