Ligue-se a nós

Cultura

PSD de Leiria atribui exclusão da candidatura a Capital Europeia da Cultura a Gonçalo Lopes

O PSD Leiria defende que a autarquia de Leiria deve informar “qual o valor total gasto pelo Município de Leiria com esta fracassada candidatura, bem como da contribuição monetária de cada um dos municípios parceiros”.

Publicado

em

Por

Foto: José Augusto Santos / DR

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Comissão Política de Secção de Leiria do PSD considera que a exclusão da candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura se deveu às “opções estratégicas erradas”, decididas pelo presidente da Câmara de Leiria, defendeu em comunicado enviado às redações.

A Comissão Política Social-Democrata, liderada por José Augusto Santos, aponta o “erro por uma opção estratégica que se disse ser diferenciadora e à qual se apelidou Rede Cultura 27”.

Com o “chumbo”, “ficou claro que a candidatura não correspondia aos objetivos gerais, específicos e operacionais de salvaguardar e promover a diversidade de culturas na Europa, realçar os aspetos comuns que partilham, aumentar o sentimento de pertença dos cidadãos a um espaço cultural comum e fomentar a contribuição da cultura para o desenvolvimento a longo prazo das cidades”, defende o PSD de Leiria.

A estrutura considera ainda que “nenhum Leiriense pode estar feliz pelo fracasso”, contudo também não servirá de “consolação dizer que se vai continuar com o projeto mesmo sem o título de Capital Europeia da Cultura”.

Para a Comissão do PSD Leiria surge ainda a questão “E o financiamento de onde vêm?”, sendo “hora de repensar a continuidade da Rede Cultura 27 tal como idealizada”.

Reforça ainda que a autarquia de Leiria deve informar “qual o valor total gasto pelo Município de Leiria com esta fracassada candidatura, bem como da contribuição monetária de cada um dos municípios parceiros”.

A Comissão Política de Secção de Leiria do PSD conclui o comunicado agradecendo a todas as pessoas e agentes culturais que colaboraram com a candidatura, defendendo que a cultura “não se deve cingir ao circo mediático e propagandístico da Câmara Municipal de Leiria”.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES