Sociedade
PSD Leiria acusa Gonçalo Lopes de afronta ao convidar ex-militante para discursar no 25 de abril
Gonçalo Lopes considera que o episódio revela apenas “falta de coordenação política” do PSD.

A Comissão Política de Secção de Leiria do PSD acusou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Leiria de ter convidado Álvaro Madureira para discursar na sessão solene do 25 de Abril, excluindo o representante do PSD na vereação. Gonçalo Lopes, em resposta, diz que a escolha foi feita pelos vereadores e comunicada por escrito.
Em comunicado enviado às redações esta segunda-feira, o PSD Leiria escreve que “Gonçalo Lopes, decidiu excluir o representante do PSD na vereação, ao contrário do que vem acontecendo há longos anos, e convidar um ex-militante, o Dr. Álvaro Madureira, agora com o estatuto de independente, para intervir e usar da palavra na Sessão”.
Classificando o episódio de “afronta”, já que em novembro de 2022, a Comissão Política de Secção do PSD de Leiria, presidida por José Augusto Costa Santos, retirou a confiança política ao vereador, para o PSD Leiria este é um episódio que “revela a falta de um espírito democrático por parte do presidente da CML”.
A Comissão Política da Secção de Leiria do PSD considera ainda tratar-se de “um ato despropositado e prepotente do presidente da Câmara Municipal de Leiria”.
Esta segunda-feira à noite, o presidente leiriense, usou as redes sociais para responder.
“A escolha do elemento que efetua a intervenção foi efetuada única e exclusivamente pelos vereadores sem pelouro (independentes e do PSD), sendo que os mesmos referem que a decisão foi de comum acordo e unânime, uma posição que nos enviaram por escrito”, justificou Gonçalo Lopes.
“Aliás, sempre estivemos, como continuamos a estar, recetivos a que a vereadora do PSD efetue uma intervenção em representação do seu partido se esse for o seu desejo”, acrescentou o autarca, lamentando que o “PSD tente criar um caso político em torno de um episódio que, quanto muito, apenas revela falta de coordenação política”, concluiu.
