Ligue-se a nós

Sociedade

PSP de Leiria pede atenção para falsos alertas sobre crimes nas redes sociais

PSP de Leiria não tem registo de qualquer ocorrência que envolva “uma carrinha azul escura com 3 pessoas e estão a assaltar o pessoas com ameaças de navalha e arma”.

Publicado

em

Por

Alerta Notícias falsas PSP
Foto: Reprodução publicação Facebook

O Comando Distrital da PSP de Leiria alerta para a circulação de falsos alertas sobre alegados crimes, tanto por “ouvi-dizer”, como por intermédio de publicações nas redes sociais.

Em resposta ao Notícias de Leiria, a propósito do alerta para “uma carrinha azul escura com 3 pessoas e estão a assaltar o pessoas com ameaças de navalha e arma muito cuidado”, o gabinete de Relações Públicas da PSP faz saber que “o Comando Distrital de Leiria não tem registo de qualquer ocorrência com os moldes descritos”.

A referida publicação já foi partilhada em diversos grupos e páginas. Por exemplo, na página de Facebook Operação Stop Leiria, com quase 10 mil seguidores, conta com mais de 1500 partilhas.

https://www.facebook.com/OpercaoStopLeiria/posts/2792618207637392

 

Perante este tipo de publicações, “cuja origem se desconhece, relatam factos que não ocorreram e criam o alarme social”, a PSP de Leiria considera que geram “um sentimento de insegurança na população. Além disso, uma vez que estes falsos alertas não possuem qualquer suporte real, acabam por desinformar a população”.

PSP Noticias Falsas
Foto: Como identificar notícias falsas / PSP

O Comando Distrital da PSP de Leiria lembra ainda que se “mantém atenta aos fenómenos criminais e, sempre que se justifica, alerta a população para tal e apresenta comportamentos de prevenção”.

Caso exista algum crime, tentado ou concretizado, deverá sempre ser apresentada denúncia às forças de segurança.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES