Ligue-se a nós

Sociedade

Qualidade da água do rio Lis vai ser analizada todos os meses

Em vários pontos de recolha, a quantidade presente de bactérias escherichia coli e enterococos intestinais, aumentou de 2019 para 2021.

Publicado

em

Por

Outono-Leiria
Foto: Rio Lis / Pedro Carvalheiro

O Município de Leiria anunciou esta terça-feira que vai reforçar o sistema de monotorização da qualidade da água do rio Lis, com realização de análises mensais em diversos pontos do rio, de modo a apurar as zonas onde se registam focos de poluição.

A análise e monitorização da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Lis, divulgada pela Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, foi realizada no dia 7 de abril deste ano com a colaboração do Laboratório de Saúde Pública de Leiria.

Em vários pontos de recolha, a quantidade presente de bactérias como a escherichia coli e enterococos intestinais, aumentou de 2019 para 2021.

Em 2020 não se realizou qualquer análise devido à pandemia.

Os resultados das análises revelam que houve um agravamento da contaminação dentro da cidade e na confluência do Lis e do Lena, junto à ponte das Mestras, antes e depois da junção dos dois percursos. Esses três pontos registam, aliás, números muito superiores aos da ribeira dos Milagres, já eles acima dos limites legais.

Para a autarquia leiriense, “dado tratar-se de apenas uma recolha anual, o Município decidiu avançar com análises mensais com o objetivo de ter uma leitura mais regular da situação”.

“Ontem mesmo teve lugar a segunda recolha de amostras que estão a ser tratadas no Laboratório dos SMAS e que nos permitirão ter uma análise comparativa mensal, dados que constituirão um histórico de avaliação da qualidade de água do Rio, até agora inexistente”, explica a autarquia.

O Município acrescenta ainda que vai dar continuidade ao trabalho de reabilitação da rede de saneamento, nomeadamente na Rua dos Mártires, na Av. Nossa Senhora de Fátima e na Avenida General Huberto Delgado, o que minimizará problemas de poluição no troço urbano.

Também para este ano estão previstas a limpeza e reabilitação do caneiro cidade, bem como ações de fiscalização com recurso a equipamentos de deteção de ligações indevidas.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES