Ligue-se a nós

Sociedade

Quase 1,5 milhões de árvores plantadas no Pinhal de Leiria desde o incêndio

No dia 15 de outubro de 2017, 9476 dos 11 mil hectares do Pinhal de Leiria desapareceram.

Publicado

em

Por

Reflorestação Pinhal de Leiria 16 nov 2019
Foto: Ação de reflorestação da Câmara de Leiria / Município de Leiria

Entre fevereiro de 2018 e abril de 2020, o Pinhal de Leiria recebeu mais de 1,4 milhões de ávores, de acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em resposta ao Notícias de Leiria.

A área plantada, nestes quase dois anos, totaliza 1178 hectares, com mais de 22 essências florestais, entre elas o plátano-bastardo, amieiro, medronheiro, freixo comum, samouco, pinheiro bravo e manso.

Compreendendo duas épocas de plantação completas (outono-primavera de 2018/2019 e de 2019/2020), segundo o ICNF, a taxa de sucesso das plantações, é em média, da ordem dos 80 a 85%, considerando que “está em linha com as métricas estimadas”.

Esta segunda-feira, Cidália Ferreira, presidente do Município da Marinha Grande anunciou que enviou uma mensagem ao Governo a exigir um plano de ação rápido para o Pinhal do Rei.

O Notícias de Leiria questionou a autarquia marinhense acerca dos trabalhos desenvolvidos pelo Observatório do Pinhal do Rei, criado a 4 de abril de 2018, continuando a aguardar resposta.

O Observatório tem por missão interpretar, acompanhar e monitorizar o Plano de Recuperação da Mata Nacional de Leiria (MNL), à escala do concelho da Marinha Grande.

O último parecer disponibilizado, e que pode ser consultado no site da Câmara da Marinha Grande, data de 7 de janeiro de 2019.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES