Ligue-se a nós

Desporto

Recorde aqui a Gala Leiria Cidade Europeia do Desporto

Desfilaram mais de 800 atletas de 40 modalidades e feitas demonstrações de desportos especiais praticados no concelho, do aeromodelismo à dressage, do karting ao street workout.  

Publicado

em

Por

Foto: Gala de abertura / Município de Leiria


Um espetáculo de luz, cor e música deu este sábado o “tiro de partida” para o arranque das atividades de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022.

Recorde aqui a Gala que aconteceu na tenda instalada no Largo Paulo VI e que contou com mais de 800 atletas de Leiria. 

Depois da apresentação das associações, clubes e coletividades desportivas do comcelho de Leiria, o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, considerou tratar-se de um “momento histórico” para o concelho, conseguido por “mérito próprio”.  


Mais de metade dos leirienses pratica regularmente atividade física

“Há muitos anos que somos cidade do desporto, e essa é a grande conquista que celebramos ao longo deste ano”, enfatizou, aludindo ao facto de 56,1% dos habitantes do concelho terem hábitos regulares de prática de atividade física.

“Celebramos a conquista de um estilo de vida que felizmente foi adotado pela maioria da nossa população”, considerou perante uma tenda cheia.  

O autarca justificou ainda o lema escolhido – “de todos e para todos” – com a oferta de condições que permitem a qualquer um dedicar-se à atividade física, dando como exemplo a construção de raiz, única no país, de um pavilhão para pessoas com  mobilidade reduzida, o Pavilhão do Lis, nas Cortes.  

Muito para lá da “fábrica de campeões” que Leiria é, de facto, Gonçalo Lopes antevê um ano “absolutamente extraordinário de promoção da prática da atividade física e de celebração do desporto nas suas múltiplas dimensões”, tanto como “fator determinante” para a “promoção de estilos de vida saudáveis”, bem como uma “escola de cidadania”, “promotor da inclusão social” e “construtor de uma identidade coletiva”.  


Mosaico reúne associações desportivas

O associativismo foi homenageado na cerimónia com a apresentação de uma obra de arte, em formato de mosaico, da artista Liliana Claro .

Trata-se de “fortíssimo agregador social” que “promove a saúde física e mental” e tem um papel “extraordinário na formação dos jovens”, sublinhou.  

Inspirado nos quatro pilares da candidatura – associativismo, diversão, inclusão e infraestruturas – o espetáculo incluiu música e tecnologia de videomapping. 

Desfilaram mais de 800 atletas de 40 modalidades e feitas demonstrações de desportos especiais praticados no concelho, do aeromodelismo à dressage, do karting ao street workout.  

Um momento que o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto considerou “absolutamente impressionante” e que “demonstrou” a qualidade do “tecido desportivo do concelho”.

João Paulo Rebelo saudou o Município de Leiria, clubes, atletas, famílias de atletas, técnicos e dirigentes presentes.

“Sem vocês, o desporto do nosso país não estaria no estádio de desenvolvimento em que está hoje”, admitiu.  

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES