Ligue-se a nós

Cinema

Regresso aos grandes filmes – Cannes 2021

A 74.ª edição do festival de cinema de Cannes decorreu no último sábado.

Publicado

em

Foto: O filme "Titane", da realizadora francesa Julia Ducournau recebeu a Palma de Ouro / DR

Os vencedores do 74.º Festival de Cannes já são conhecidos. Um regresso aos grandes filmes, depois de um ano trágico para o cinema.

O júri presidido por Spike Lee e composto por Mati Diop, Mylène Farmer, Maggie Gyllenhaal, Jessica Hausner, Mélanie Laurent, Kleber Mendonça Filho, Tahar Rahim e Song Kang-ho anunciou as produções premiadas, que vale a pena ver assim que estiverem disponíveis para o público em geral.

 

. Titane

Realizado por Julia Ducournau, Titane recebeu o maior prémio da noite: a Palma de Ouro. Ducournau foi a segunda mulher a receber esta distinção. A primeira foi Jane Campion com O Piano (1993), mas numa vitória em ex aequo.

 

. A Hero e Compartment Nº6

As duas produções venceram em ex aequo o Grande Prémio. A Hero (título original: Ghahreman) conta a história de Rahim, um homem preso por não conseguir pagar uma dívida. Compartment Nº6 (título original: Hytti Nº6) segue a viagem de comboio de uma jovem finlandesa, que foge de um caso amoroso enigmático.

 

. Leos Carax

Carax recebe a distinção de Melhor Realizador por Annette, uma longa-metragem protagonizada por Marion Cotillard e Adam Driver.

 

. Hamaguchi Ryusuke e Takamasa Oe

O Melhor Argumento foi entregue à dupla por Drive My Car. A premissa do filme é o desaparecimento de uma dramaturga, cujo marido é ator e realizador.

 

. Memoria e Ahed’s Knee

Outro empate, desta vez para o Prémio do Júri. Memoria é realizado por Apichatpong Weerasethakul e protagonizado por Tilda Swinton. Ahed’s Knee (título original: Ha’Berech) é realizado por Nadav Lapid.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES