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Reportagem: Ciclos de Comunicação discutem “Identidades Digitais” na Escola Superior de Educação de Leiria

“Raramente temos um feedback positivo nas redes sociais” lembrou Pedro Pinto do jornal Record, durante a sessão de webinar.

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Ciclos de Comunicação
Foto: IPL

O Webinar  “Só sei que agora já sei,” na Escola Superior Educação e Ciências Sociais (ESECS), marcou o arranque dos “Ciclos de Comunicação – 2020” na tarde da terça feira, dia 18 de fevereiro, o primeiro dos três dias em que alunos e ex alunos do curso de Comunicação e Média trocam ideias e experiências.

“No mundo moderno em que vivemos não podemos deixar escapar nenhuma experiência nova” disse a blogger Dora Matos no debate transmitido em direto pelo Youtube num ecrã no átrio da ESECS, a que o Notícias de Leiria assistiu.

Já para Rui Sousa, jornalista da TIL Magazine “é preciso criar, testar, errar e evoluir. Tentem criar projetos novos. Na TIL, tenho oito ou nove pessoas que se interessam e me ajudam. Só assim a pessoa evolui. A vida é um bocado assim, também no jornalismo e na comunicação.  O Facebook está em queda e os conteúdos de grupos vão ter mais visibilidade no futuro. O nosso principal objetivo é informar. As marcas querem estar nas redes sociais. O conteúdo patrocinado é o que vai dar o verdadeiro cliente. Se estamos a trabalhar para um público que já conhece o serviço, filtramos o público e conseguimos chegar mais facilmente ao cliente” lembra o jornalista.

“Não façam muitos planos. Os objetivos mudam com o tempo. Não parem e gostem do que fazem” aconselhou aos alunos do curso de comunicação, já perto do final da sessão, a convidada da Subtexto Dora Matos. A Blogger disse ainda que “as publicações do Facebook estão a ter menos alcance. Quanto mais concretos formos em relação ao público alvo, melhores serão os resultados.”

“Sejam vocês próprios”. A melhor coisa que podem ouvir é que “não precisei de ver a tua assinatura para saber que foste tu que escreveste isto. Raramente temos um feedback positivo nas redes sociais” lembrou Pedro Pinto do jornal Record, durante a sessão de webinar.

Por seu lado a convidada do jornal online Observador, Marta Leite Ferreira aconselhou os alunos que “estejam preparados e aprendam outras coisas. Leiam muito, podem ser os jornais e sites. Sobre a seriedade dos conteúdos, a jornalista referiu que não há advérbios de modo nos conteúdos sérios. Há regras e a pirâmide invertida que nos ensinaram na escola continua a ser muito útil. Sobre as redes sociais Marta Leite Ferreira disse que são os mais jovens que leem mais notícias no Facebook , devido ao maior uso das tecnologias. “Temos que criar uma linguagem própria, apesar das novas tecnologias” reforçou.

Com sessões no auditório da ESECS, na quarta feira dia 19 pelas 15h, o painel “Identidades Digitais” é dedicado ao tema “Publicar, ou não publicar? Eis a questão” e conta com participação da jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho que no anúncio à sua participação nos “Ciclos de Comunicação “deixou a mensagem “o grande desafio do jornalista da era social e digital é dissociação ética e deontológica do repórter que, nas redes, também é um cidadão com ideias crítico e analítico.”

A fechar o seminário, pelas 15h00 de quinta feira, o tema “Publico logo existo” tem como convidados Francisco Véstea da Samyroad, Joana Nabais da Cheese me e Helena Marteleira da Wake Up.

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