Sociedade
Reportagem: Ciclos de Comunicação discutem “Influenciadores Digitais e Marcas”
“Os youtubers são grandes influenciadores, podem deitar abaixo qualquer estratégia de marketing de uma marca”, aponta Francisco Véstia.

Os painéis “Publicar ou não publicar?” eis a questão” e “Publico, logo existo”, foram motivo de debate nos “Ciclos de Comunicação,” ao início da tarde de quarta-feira, dia 19 e quinta-feira, dia 20 de fevereiro, 2º e 3º e último dia do seminário.
“Fico preocupado com a geração em que vivemos e o fenómeno do “fact check” disse o convidado Francisco Véstia, da Samyroad, perante um auditório cheio na tarde de quinta feira, aos alunos e professores do curso de Comunicação e Média, num painel de discussão, que durou duas horas e onde se falou de influenciadores, marcas e redes sociais.
“Os youtubers são grandes influenciadores, podem deitar abaixo qualquer estratégia de marketing de uma marca. Têm hoje um grande poder”. Francisco Véstia referiu ainda que uma rede social, não uma entidade que tenha de ter credibilidade, e se o que “capta a atenção é o ódio, vou ter que captar mais disso” avisa.
“O Facebook é tóxico, serve para as fake news, o ódio, dar parabéns e os 6% ao André Ventura”.
“O fenómeno de bolha nas redes sociais é perigoso, é muito fácil disfarçar um idiota. O Facebook é tóxico, serve para as fake news, o ódio, dar parabéns e os 6% ao André Ventura. Na realidade não há fake news, há é opiniões da treta.“ Usada pelos mais jovens, o “Tik Tok” e a partilha de pequenos vídeos é a rede social de 2020” lembrou o especialista em marketing de influência.
“Somos cada vez mais responsáveis pela informação que temos.” Para Helena Marteleira, consultora na Wake Up, “a educação e o bom comportamento começa em nós. A comunicação é feita nos dois sentidos; quem a faz e quem a recebe. Na assessoria de imprensa, tem de haver uma grande confiança entre o assessor e o assessorado. Tem que existir coerência na comunicação” lembrou Helena Marteleira já perto do final
“Os influenciadores levam-nos onde queremos estar”.
Na palestra da tarde da quinta feira, o tema dos influenciadores, foi transversal à discussão animada, que terminou com um momento de perguntas e respostas entre alunos, convidados e professores. “Os influenciadores levam-nos onde queremos estar. Fazem parte da estratégia das marcas” avançou Joana Nabais da Cheese Me. Para a criadora de conteúdos digitais, sobre as novas influências digitais há um mix entre o Instagram, Facebook, Youtube e Tik Tok.
