Ligue-se a nós

Desporto

Reportagem: “Somos cidade do desporto há muitos anos” – Gonçalo Lopes

Um espetáculo de luz, cor e música deu este sábado o “tiro de partida” para o arranque das atividades de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022.

Publicado

em

Foto: Gala de abertura / Município de Leiria

“Está dado o tiro de partida. Somos finalmente Capital Europeia do Desporto” disse o presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, já no final da Gala, na noite fria deste sábado, pouco antes de soar o hino, e da apresentação do vídeo da “Lisa”, a mascote de Leiria Cidade Europeia do Desporto de 2022.



“Somos cidade do desporto há muitos anos,” avançou Gonçalo Lopes, às centenas de leirienses que encheram a grande tenda branca montada no Largo do Papa Paulo VI, em Leiria.

“Cerca de 70 mil habitantes, 56%, no concelho de Leiria fazem desporto regularmente, e temos 80 clubes com mais de 800 atletas federados de 40 modalidades.” O autarca lembrou ainda que “Leiria tem nas Cortes o único pavilhão gimnodesportivo inclusivo do país.”



“O desporto aumenta a qualidade de vida, é uma escola de valores e construtor de identidade coletiva,” referiu Gian Francesco Lupatelli, presidente da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa), presente na Gala.

Para aquele responsável, “a Gala do associativismo é uma fábrica de campeões. Portugal tem uma grande atitude, estamos à espera que ganhe o título da melhor capital europeia do desporto.”

Referindo ainda a presença do secretário de Estado da Saúde, António Sales, Lupatelli lembrou que “saúde e desporto é a mesma coisa. O desporto é a melhor medicina para a saúde.”

Pouco antes de Gonçalo Lopes receber a bandeira pelas mãos do presidente da Câmara de Odivelas, foi a vez do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, afirmar que “não fosse o avô ou a avó, que os vossos filhos não faziam desporto. Em Leiria temos atletas inspirados. Obrigado Leiria pelo exemplo que nos estão a dar.”


Na cerimónia, que durou duas horas animada pela Orquestra de Jazz de Leiria, do skate, ao BTT, passando pela ginástica, andebol, futsal, ou automobilismo, foram cerca de 800 os atletas que desceram pelo palco montado no topo do lado do rio e apresentaram as habilidades ao centro da tenda.

Vistas também em dois ecrãs no cantos superior esquerdo e direito, sempre debaixo das muitas palmas vindas do público e dos flashes dos fotógrafos, no arranque de um ano em que o desporto vai estar em destaque na cidade do Lis.

Após a entrada, vestidos com roupa desportiva, sentados ao centro, por seu lado, os atletas do concelho, agradeceram as boas vindas aos leirienses.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES