Ligue-se a nós

Sociedade

Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós vai dar nova vida à zona da Fonte do Castelo

Vai nascer uma zona de lazer com um miradouro e acesso pedonal à rede de percursos do Castelo e Fonte do Castelo de Porto de Mós através de uma escadaria em madeira.

Publicado

em

Por

Castelo de Porto de Mós / Município de Porto de Mós
Foto: Projeto de Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós / Município de Porto de Mós

O projeto de requalificação da área envolvente ao Castelo de Porto de Mós pretende transformar o espaço numa zona de fruição, estendendo a visitação à Fonte do Castelo, defende o Município de Porto de Mós.

Com conclusão prevista para o final do próximo mês de julho, de acordo com fonte da autarquia ao Notícias de Leiria, o projeto “visa, em primeira instância, dignificar e preservar um espaço com história e peso na cultura popular local”.

Por outro lado, explica a autarquia liderada por Jorge Vala, tem como “objetivo tornar aprazível ao visitante a área circundante ao Castelo, estendendo a sua visitação até à zona da Fonte do Castelo, onde é notório o valor patrimonial e paisagístico existente”.

Fonte Castelo de Porto de Mós Foto: Projeto de Requalificação da Envolvente do Castelo de Porto de Mós / Município de Porto de Mós

“Tanto pela presença dos elementos arquitetónicos, como pelo contexto geomorfológico do terreno e presença de uma mancha remanescente de floresta autóctone de carvalho-cerquinho” o Município defende a importância do espaço que “estabelece a transição para o mosaico agrícola que se estende na paisagem”, conclui.

Com um investimento na ordem dos 100 mil euros, a intervenção promove o alargamento da rede de circuitos entre o Castelo e a sua envolvente, nomeadamente através de um acesso pedonal até à Fonte do Castelo que sera reabilitada, incluíndo uma escadaria de acesso.

Também será criada sinalização informativa associada aos circuitos, promovendo os valores naturais e culturais existentes. O espaço será ainda dotado de locais adequados para a paragem de autocarros e veículos ligeiros, de apoio aos visitantes, localizados junto à área urbana, contribuindo deste modo para a redução dos acessos automóveis nas imediações do Castelo, explica a autarquia de Porto de Mós.

 

Gosta do Notícias de Leiria? Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir! Contamos consigo.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES