Ligue-se a nós

Cinema

Retrato de uma família em confinamento – Together

“Quando o Reino Unido anuncia medidas mais duras para controlar o vírus, o casal é forçado a ficar em confinamento”.

Publicado

em

Foto: Together / Peter Mountain © Arty Films Ltd. 2021

Título: Together
Realizadores: Stephen Daldry e Justin Martin
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 6/10 brisas do lis

Together é uma das produções recentes que aborda a pandemia, evocando o sentimento real generalizado de filme de ficção científica, sob a perspetiva de uma família comum e disfuncional.

James McAvoy e Sharon Horgan são marido e mulher. Quando o Reino Unido anuncia medidas mais duras para controlar o vírus, o casal é forçado a ficar em confinamento. Estarem fechados na mesma casa é um pesadelo para ambos, devido aos sentimentos de ódio e mágoa que têm vindo a acumular ao longo dos anos. A longa-metragem explora as suas reações e a evolução da sua relação, à medida que esta é condicionada pelos acontecimentos exteriores, sejam eles medidas governamentais ou mortes por covid. Pelo meio está o filho de ambos, uma criança peculiar e atenta ao que se passa à sua volta.

Com um cenário limitado a poucas divisões de uma casa e um elenco muito reduzido, o filme constrói-se essencialmente pelas palavras que o casal troca entre si e pelo que cada um partilha com o espetador. Tanto ele como ela falam diretamente para a câmara, expondo os seus pensamentos, fazendo pequenas confissões e contando episódios do passado. Este método permite criar uma intimidade com o público, que é reforçada pelos movimentos de câmara que nos aproximam gradualmente das personagens e pela experiência da pandemia, algo que todos temos em comum independentemente do país no qual vivemos, da profissão ou estatuto social. São as interpretações de McAvoy e Horgan, a par de um argumento interessante, que evitam que Together seja um lançamento monótono, banal e oportunista.

A produção britânica foi filmada em apenas dez dias e aborda um tema atual de forma realista e profunda, misturando comédia e drama.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES