Ligue-se a nós

Sociedade

Ribeira dos Milagres vai sofrer intervenção de quase 200 mil euros

Para Gonçalo Lopes, presidente da autarquia leiriense, a ribeira dos Milagres é “uma das mais poluídas do país”.

Publicado

em

Ribeira
Foto: Pixabay

A Agência Portuguesa para o Ambiente (APA) e a Câmara de Leiria assinaram esta quarta-feira um protocolo que prevê a intervenção na ribeira dos Milagres, “uma das mais poluídas do país”, assumiu o presidente da autarquia, Gonçalo Lopes.

Os trabalhos vão custar cerca de 190 mil euros, suportados pela autarquia de Leiria, e vão despoluir as margens da ribeira, “a face mais visível da poluição desta atividade económica”.

Gonçalo Lopes acredita que será possível “encontrar algumas das fontes da poluição e alguns ‘pontos negros'”, numa ação “muito importante para o nosso futuro”.

“Vamos fazer o investimento total. Esta é uma despesa vital para perceber algumas das origens dos problemas da ribeira dos Milagres, porque muitos problemas estão ocultos”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Leiria desafiou ainda a APA a “voltar, daqui a um ano, a investir na despoluição do rio Lis”, considerando o rio “um grande desígnio”.

Em resposta, Pimenta Machado lembrou “vários projetos em curso”, nomeadamente sobre “a gestão das ETAR dos municípios e outro sobre uma atitude mais eficiente da agropecuária”, mas não avançou uma data para a sua conclusão.

“A poluição nunca está acabada e despoluir nunca está acabado”, lembrou.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES