Ligue-se a nós

Sociedade

Rio Lis: Em dois anos, a poluição junto à ponte das mestras aumentou 1200% – Vereador Álvaro Madureira

Madureira classifica ainda o atual executivo, liderado por Gonçalo Lopes, de “autista” não ouvindo as propostas do PSD.

Publicado

em

Por

Álvaro Madureira
Foto: Reprodução FB Álvaro Madureira

O social democrata Álvaro Madureira, vereador na Câmara Municipal de Leiria e candidato à Câmara nas próximas eleições autárquicas, publicou esta segunda-feira um vídeo onde refere que “de 2019 para 2021 a poluição [no rio Lis] teve aumentos brutais, chegando na ponte das mestras a atingir os 1200%”.

Desde 2019 que em “todo o curso de água do rio Lis e do Lena a poluição aumentou”, aponta o social democrata Álvaro Madureira.

O autarca não compreende a contaminação com origem em esgotos urbanos que “desaguam no rio lis, aqui no Polis”. “Há uma falta de investimento estrutural deste município que está cá há 12 anos”, afirma Madureira que promete o empenho do PSD na resolução do problema.

A recente análise e monitorização da qualidade da água da bacia hidrográfica do rio Lis a que o vereador se refere foi divulgada pela Oikos – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria.

Depois de uma interrupção de um ano, devido ao confinamento imposto pela pandemia, a associação ambientalista voltou este ano ao rio Lis.

Os resultados das análises revelam que houve um agravamento da contaminação dentro da cidade e na confluência do Lis e do Lena, junto à ponte das Mestras, antes e depois da junção dos dois percursos. Esses três pontos registam, aliás, números muito superiores aos da ribeira dos Milagres, já eles acima dos limites legais.


Petição ultrapassa as 6 mil assinaturas

Entretanto, com o tema novamente à tona, a petição “Pelos crimes ambientais praticados por suiniculturas na Região de Leiria” já foi subscrita por 6.035 pessoas (10h28), com o objetivo de colocar um ponto final à poluição no rio Lis.

A petição não é nova. Há nove meses o Notícias de Leiria escrevia que se somavam 4 mil assinaturas.

 

Link para a petição: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT100917

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES