Cinema
Romance e mistério – Decisão de Partir
Os cenários são magnéticos, desde a montanha de cortar a respiração, à praia deslumbrante, passando pelos interiores minimalistas e solitários.

Título: Decisão de Partir
Realizador: Park Chan-wook
Ano: 2022
Classificação Notícias de Leiria: 9/10 brisas do lis
Um homem é encontrado morto aos pés de uma montanha. Hae-jun (Park Hae-il) é o detetive chamado a investigar esta morte enigmática. Seo-rae (Tang Wei) é a viúva e a primeira e óbvia suspeita. Resolver este homicídio, suicídio ou acidente fica em segundo plano, quando os sentimentos falam mais alto e os protagonistas se envolvem numa estranha relação.
Decisão de Partir (Decision to Leave) é uma obra-prima, com uma edição e uma cinematografia polidas, sem falhas e complementadas pela subtileza da banda sonora. Os cenários são magnéticos, desde a montanha de cortar a respiração, à praia deslumbrante, passando pelos interiores minimalistas e solitários.
A química entre Park Hae-il e Tang Wei é impressionante. As suas interpretações são extraordinárias e tornam credível a ligação única que desenvolvem ao longo do filme e que assenta, em grande parte, numa forma de comunicar singular.
O argumento intenso e aguerridamente criativo resulta numa longa-metragem profunda, romântica e rica em simbolismo. Tudo isto são caraterísticas comuns aos vários trabalhos de Park Chan-wook, desde o clássico absoluto do cinema sul-coreano Oldboy-Velho Amigo (2003), até ao magistral A Criada (2016). A novidade, a audácia e a frescura são carimbos do realizador, que continua a ser uma inspiração e a estar no seu melhor.
Apresentado no Festival de Cannes 2022 (nomeado para a Palma de Ouro e vencedor do prémio de Melhor Realizador), Decisão de Partir está agora disponível na Mubi. Esta plataforma de streamming distingue-se pela curadoria da sua oferta e destina-se a quem procura alternativas e privilegia a diversidade e a qualidade.
