Agenda
Roteiros Literários de Leiria estão de regresso
Afonso Lopes Vieira, Francisco Rodrigues Lobo e Acácio de Paiva nasceram em Leiria.

Cinco escritores e um encenador inspiram um novo ciclo de percursos culturais dos Roteiros Literários de Leiria, que arranca no dia 25 de junho, com um programa dedicado a “O crime do Padre Amaro”, de Eça de Queirós.
Afonso Lopes Vieira, Francisco Rodrigues Lobo e Acácio de Paiva, naturais de Leiria, mas também Eça de Queirós e Miguel Torga, que viveram na cidade, estão em destaque nos roteiros que vão acontecer mensalmente até novembro, avançou a Câmara de Leiria.
A novidade relativamente a anteriores programações dedicadas à herança e memória literária de Leiria é a inclusão de um encenador na programação: a rota dedicada a Miguel Franco (1918-1988) encerra o programa, em novembro, revelando locais relacionados com a vida e obra do ator, encenador e dramaturgo nascido em Leiria.
Os percursos urbanos propostos têm como mote a obra literária e a vida dos autores, tendo sido pensados pela bibliotecária municipal Ângela Pereira.
Durante as rotas, haverá momentos dramatizados pelo ator e também escritor Fernando José Rodrigues.
O primeiro percurso literário acontece no dia 25, a partir das 10:30, e é baseado na obra “O crime do padre Amaro”, de Eça de Queirós. Pela zona histórica da cidade, os participantes vão seguir o romance queirosiano, cujo enredo teve como inspiração a Leiria da época em que o escritor desempenhou as funções de administrador do concelho, entre 1870 e 1871.
Estão ainda agendados roteiros dedicados a Acácio de Paiva (30 de julho), Miguel Torga (27 de agosto), Francisco Rodrigues Lobo (24 de setembro), Afonso Lopes Vieira (15 de outubro) e Miguel Franco (12 de novembro).

-
Sociedadehá 3 dias
Incêndio junto ao Mercado Santana faz três feridos
-
Agendahá 2 dias
PCP realiza Festa de Verão na Foz do Arelho este domingo
-
Sociedadehá 2 dias
Quase 40 mil utentes sem médico de família na região de Leiria é “absolutamente vergonhoso” – Vigília
-
Sociedadehá 3 dias
Gonçalo Lopes critica localização de futuro aeroporto a sul do Tejo