Cultura
RTP1 exibe filme “A Abóbada”, rodado no Mosteiro da Batalha, esta sexta-feira
O filme “A Abóbada”, com o apoio da Câmara da Batalha, estreia esta sexta-feira na RTP1, às 23h00.

O filme, resultado da adaptação cinematográfica do conto homónimo de Alexandre Herculano, “A Abóbada” foi rodado nos últimos meses no monumento, de acordo com uma nota do Município da Batalha.
Com participações de José Martins, João Catarré, Maya Booth, Filipe Varga e o ator batalhense Tobias Monteiro, envolveu “uma extensa equipa de produção coordenada por José Carlos de Oliveira e Ricardo Pugschitz de Oliveira”.
“A Abóbada” desvenda a célebre lenda da autoria de Alexandre Herculano inspirada em Afonso Domingues, mestre arquiteto do Mosteiro da Batalha.
A abóbada é o centro da narrativa, segundo a qual Afonso Domingues quis morrer na célebre Sala do Capítulo, em cumprimento de um voto fatal em que terá expresso a famosa frase: “a abóbada não caiu, a abóbada não cairá!”
De acordo com o município, estudos recentes vieram evidenciar que a abóbada da Casa do Capítulo do Mosteiro da Batalha não é da autoria de Afonso Domingues, mas sim do arquiteto Huguet, assumindo-se como válida a hipótese de que tenha sido reconstruída por Martim Vasques.
A produção do filme contou com o apoio da Câmara da Batalha.
Veja aqui o trailer:
