Artigo Patrocinado
Sabias que dificuldades na amamentação podem ter causas sensoriais?
Estas dificuldades podem afetar todo o processo de amamentação! Não precisas passar por isso sozinha, estou cá para te ajudar!

Hoje, na rúbrica “CRESCER – TERAPIAS COM AMOR” iremos falar sobre amamentação e como esta pode ser influenciada pelas dificuldades sensoriais do teu bebé.
Uma das coisas que mais ouço, quando começo a perguntar como a criança era em bebé, é sobre as dificuldades que existiram na amamentação.
“O meu filho acordava vezes sem conta, durante a noite”
“Parecia ficar irritado na hora de mamar, pegava e soltava imensas vezes”
Crianças com Disfunção de Integração Sensorial, tendem a apresentar um curto período de amamentação. Isto porque muitos desafios enfrentados desde o início da amamentação já sinalizam dificuldades sensoriais.
Vou dar alguns exemplos:
Colocar o bebé em posição para mamar implica mudanças na posição da sua cabeça e crianças com dificuldades a nível do sistema vestibular, não vão tolerar estas mudanças, assim como não vão gostar de ser embaladas ao colo.
Crianças com dificuldades de proprioceção e baixo tónus, vão ter dificuldades para realizar a sucção.
Crianças com sensibilidade tátil não vão gostar do contacto pele com pele, nem de serem agarradas ao colo.
O Terapeuta Ocupacional pode ajudar as famílias a ultrapassar estas dificuldades, intervindo diretamente com a criança, adaptando a atividade ou o ambiente.
Raquel Neves
E-mail: toraquelneves@gmail.com
Telemóvel: 910 374 218
Facebook e Instagram
Artigo Patrocinado: Terapeuta Ocupacional Raquel Neves
