Ligue-se a nós

Cinema

Ser gay na Nigéria – The Legend of the Underground

“The Legend of the Underground é um filme que nos recorda que todos os dias são violados direitos humanos fundamentais, mesmo quando essas notícias não chegam aos nossos jornais e televisões”.

Publicado

em

Foto: The Legend of the Underground / DR

Título: The Legend of the Underground
Realizadores: Giselle Bailey e Nneka Onuorah
Ano: 2021
Classificação Notícias de Leiria: 7/10 brisas do lis

 

Como é viver na Nigéria sendo homossexual? É esta questão que The Legend of the Underground se propõe responder. A lei nigeriana criminaliza os “comportamentos gay”. A sociedade, fervorosamente religiosa e condicionada por uma cultura de masculinidade tóxica, persegue ativamente quem é diferente pelas suas preferências sexuais ou pela maneira de vestir, de falar, de dançar e de estar.

Este documentário mostra-nos diferentes formas de lutar pelos direitos da comunidade LGBTQIA+. Alguns ficam e tentar mudar a Nigéria a partir de dentro, quebrando tabus e exibindo orgulhosamente as suas cores. Para outros o caminho faz-se do lado de fora, nos países de acolhimento.

Cada um tem a sua forma de encarar o medo, a insegurança e os problemas sociais e legais que a discriminação lhes impõe. O objetivo é comum: mudar mentalidades e criar uma sociedade mais aberta e tolerante.

Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer por todo o mundo, é muito importante dar visibilidade à violência contra pessoas LGBTQIA+ em países nos quais ela é considerada aceitável e até mesmo a norma. The Legend of the Underground é um filme que nos recorda que todos os dias são violados direitos humanos fundamentais, mesmo quando essas notícias não chegam aos nossos jornais e televisões.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES