Ligue-se a nós

Sociedade

Sete propostas vencem Orçamento Participativo de Leiria

Na edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria foram apresentadas 42 propostas, tendo o júri admitido oito para votação.

Publicado

em

Por

Foto: OP2021 / Município de Leiria

Sete propostas venceram a edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria, o que vai determinar um investimento de cerca de 320 mil euros, sendo que apenas uma das iniciativas votadas não vai ser executada, anunciou hoje a Câmara.

“Num total de 1.170 votos, são sete as propostas que irão ser executadas no âmbito do Orçamento Participativo deste ano, o que representa um investimento global de 320.304,67 euros, sendo que apenas uma das oito propostas submetidas a votação não irá ser contemplada na agenda do município para 2022”, refere uma nota de imprensa da autarquia.

Na tipologia “Verde ou Imaterial”, a proposta relativa à celebração dos 80 anos da Revolta do Milho recebeu 128 votos, tendo a criação de um ecocentro móvel para deposição de diferentes tipos de resíduos e circulação pelas freguesias ficado em segundo lugar, com 55 votos.

Já na tipologia “Material” estavam a concurso duas propostas: criação de espaço museológico na antiga escola básica do Souto de Cima, Caranguejeira, e colocação de estátua/busto do professor José Hermano Saraiva (1919-2012) no Jardim da Vala Real, em Leiria. Cada uma recebeu 21 votos.

Os valores atribuídos às tipologias “Verde ou Imaterial” ou “Material”, de 315.500,46 e 157.600,23 euros, respetivamente, não foram alcançados pelos montantes previstos das propostas, pelo que todas serão incluídas no orçamento do próximo ano.

Em sentido contrário, a tipologia “Jovem” contou com quatro propostas a votação, mas apenas as três mais votadas serão executadas: criação de zona de lazer e de desporto no pinhal da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos Henrique Sommer, na Maceira, com 552 votos, instalação de iluminação pública na Rua General Norton de Matos, em Leiria (292), e colocação de cobertura exterior no Jardim de Infância da Caranguejeira (67 votos).

Com 34 votos, ficou excluída a proposta de colocação de cobertura exterior no Jardim de Infância/Escola Básica do Souto do Meio, Caranguejeira.

“Serão, assim, aplicados 320.304,67 euros dos 630.400,92 disponibilizados para este Orçamento Participativo, sendo o remanescente transitado para a edição do próximo ano”, explica a autarquia.

Na edição deste ano do Orçamento Participativo de Leiria foram apresentadas 42 propostas, tendo o júri admitido oito para votação, após verificação do cumprimento das normas de participação, nomeadamente a incidência sobre património do município, a incompatibilidade com o regulamento de apoio ao associativismo ou a previsão de execução pela Câmara Municipal, entre outros.

O Orçamento Participativo de Leiria “tem como objetivos promover a participação informada, ativa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população”.

“Pretende-se, ainda, contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa e também aumentar a transparência da atividade autárquica”, salienta o município presidido por Gonçalo Lopes.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES