Ligue-se a nós

Desporto

Sindicato ativa Fundo de Garantia Salarial para metade do plantel da União de Leiria

O defesa Anilton Júnior reconheceu que “não é uma situação boa” a da equipa, mas disse acreditar que “vai ser resolvida”.

Publicado

em

Por

União Desportiva de Leiria
Foto: Facebook União Desportiva de Leiria

O Sindicato dos Jogadores (SJ) vai ativar o Fundo de Garantia Salarial (FGS) para metade do plantel da União de Leiria, cujos futebolistas profissionais não recebem há dois meses e meio.

Joaquim Evangelista esteve esta quinta-feira no treino matinal da União de Leiria e, após uma reunião com o plantel, revelou que entre os atletas há “situações muito complicadas, dramáticas mesmo”, na equipa que ocupa a décima posição da Série C do Campeonato de Portugal.

“Temos de acorrer aos casos mais dramáticos”, disse, avançando que o SJ vai “acionar o FGS para mais ou menos metade dos jogadores”. “Até segunda-feira vamos conseguir adiantar algum dinheiro”, prometeu.

O presidente do SJ recebeu informações sobre a possibilidade da entrada de um novo investidor na SAD da União de Leiria, de origem brasileira, que prometeu resolver os problemas, no máximo, até ao início da próxima semana.

Para Joaquim Evangelista, era “muito importante haver uma resposta da SAD para tranquilizar os jogadores”, sendo que, a partir de 8 de janeiro de 2020, o incumprimento sobe para três meses. “A partir daí a situação pode agravar-se ainda mais”.

“Acreditamos que o presidente vai resolver. Temos confiança mais do que normal nele, porque é uma pessoa que nunca nos deixou passar mal. Ele garantiu que vai resolver”, disse o defesa Anilton Júnior, referindo-se a Aleksander Tolstikov, empresário russo que lidera a SAD e que continua sem prestar declarações sobre o caso.

O capitão da União de Leiria disse que os jogadores ficaram “mais tranquilos” após a visita do SJ, desejando que surja “o novo investidor para ajudar”: “É fundamental. Nada gira sem o capital. É muito difícil ficar para receber, para os jogadores e para todos”.

Na terça-feira, dia 17 de dezembro, a União Desportiva de Leiria emitiu um comunicado a esclarecer que a dívida é da SAD da UDL e não da União Desportiva de Leiria. Na mensagem, afirmou estar ainda solidária com o plantel e todos os profissionais que têm ordenados em atraso.

“A Direcção da União Desportiva de Leiria vem publicamente manifestar a sua solidariedade para com o grupo de trabalho do plantel sénior da União de Leiria Futebol SAD, lembrando que, para além desse grupo de cerca de 30 profissionais, também o Clube e os seus mais de 250 atletas têm sido vítimas do contínuo e reiterado incumprimento pela União de Leiria Futebol SAD das suas obrigações para com o Clube, incumprimento esse que já ascende a mais de 250 mil euros” lê-se na publicação da Direção da UDL.

FARMÁCIAS DE SERVIÇO EM LEIRIA

POPULARES